Alunos conhecem sistema de monitoramento da Defesa Civil

Encerrando as atividades em alusão a Semana Nacional de Redução de Desastres, que aconteceu durante este mês de outubro, o Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual, proporcionou aos alunos da Escola Estadual José Carlos Mestrinho – Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB), situada na Avenida Tobias Barbosa, bairro Crespo, zona sul de Manaus, uma visita às instalações do Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas – SUBCOMADEC -AM

Nesta segunda-feira (25/10), os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sala de situação onde receberam orientações e informações da Dra. Patrícia Guimarães e da Sargento Gisely Souza, que integram o Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), departamento que compõe a Defesa Civil Estadual e realiza o acompanhamento meteorológico e hidrológico dos municípios do Amazonas.

“Destacamos que a inserção da escola nas ações executadas pela Defesa Civil, a participação da comunidade na defesa da própria comunidade é de extrema importância com compartilhamento de informações e essa consciência de prevenção” enfatizou o chefe do departamento de preparação e assistência pós desastre, Adson Ferreira.

Foi apresentado também aos estudantes o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e assistir as populações atingidas.

A aluna Yasmin Matos, 14, ressaltou que “foi importante conhecer o trabalho da Defesa Civil e poder aprender várias coisas e tirar dúvidas sobre o clima e desastres naturais de nossa região”.