Cigás realiza sensibilização de comunidade em preparação ao simulado de emergência

A finalidade é informar sobre a realização e a importância do exercício simulado

Uma ação de sensibilização comunitária será realizada pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) na próxima  (23/01), na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste. O objetivo é informar sobre a realização e a importância do 9º Simulado Externo de Emergência na rede de distribuição de gás natural (RDGN).

O simulado será realizado na quarta-feira (25/01) pela manhã,no trecho da mesma avenida localizado em frente ao residencial Parque Mosaico. O objetivo do treinamento é aprimorar os procedimentos de segurança operacional e as práticas de prevenção adotadas pela concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural.

Nesta sexta-feira (20/01), foi realizada uma reunião, no local escolhido para o cenário do exercício, coordenada pela equipe da Gerência de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) da Companhia, organizadora do Simulado. A finalidade foi realizar o alinhamento final dos aspectos referentes ao perímetro de segurança.

Participaram também representantes de órgãos parceiros: Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi) e do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Amazonas (CICC); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM); Polícia Militar (PMAM), com abrangência ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Defesa Civil Estadual; Defesa Civil Municipal; Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

O cenário do treinamento consistirá em um serviço de escavação mecanizada sobre a rede de gasoduto, instalada no local escolhido, feito por uma empresa fictícia, o qual ocasionará dano à infraestrutura e irá gerar o acionamento dos órgãos para atendimento do incidente.

Desde o início de sua operação comercial, em 2010, já foram realizados oito treinamentos desta natureza pela Companhia de Gás do Amazonas, os quais ocorreram anualmente, exceto durante o período de restrições decorrentes da pandemia. A rede de distribuição de gás natural já atinge 233 quilômetros de extensão, por meio dos quais, a Cigás atende unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.