Ajuda humanitária e purificadores de água são entregues pelo Governo do Estado no município de Borba

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, realizou, na última sexta-feira (24/05), a entrega da ajuda humanitária e de purificadores de água de uso coletivo (projeto Salta-z) aos moradores do município de Borba na calha do Madeira, em decorrência da cheia 2019.

A solenidade de entrega da ajuda humanitária ocorreu no ginásio da Escola Estadual de Tempo Integral Balbina Mestrinho e contou com a presença do prefeito de Borba, Simão Peixoto, o secretário da Defesa Civil do Amazonas, TC Francisco Máximo, o chefe do Estado Maior do CBMAM, coronel BM Jair Ruas Bragam e deputado estadual Dr. Gomes e vereadores do local, entre outras autoridades.

Um total de 2.332 famílias cadastradas receberam os seguintes itens: 2.332 cestas básicas, 5.487 kits higiene, 1.371 kits dormitórios, 1.371 kits limpeza, 137 colchões, 137 jogos de cama, 137 travesseiros e sies purificadores de água do projeto Salta-z.

O prefeito de Borba, Simão Peixoto, agradeceu a parceria. “Quero agradecer de coração ao governador Wilson Lima, por olhar o povo do interior. Então, graças a Deus, chegou essa parceria do Estado com a Prefeitura de Borba, minha gratidão e de todos os moradores do município”, ressaltou.

Já o deputado estadual, Dr. Gomes, destacou a importância do projeto Salta-z, que está levando água potável para as comunidades mais isoladas no Amazonas. “É a presença do Governo do Estado que traz saúde através da água. Esse Salta-z, que é um filtro purificador de água, é uma tecnologia nova e não foi implantada dessa forma em nenhum lugar do Brasil; primeiro local está sendo no Amazonas”, frisou Dr. Gomes.

E o município de Borba não poderia ficar de fora da implantação do novo projeto da Defesa Civil do Amazonas, que é levar saúde ao interior através da água potável. O projeto Salta-z vem se destacando por levar às comunidades mais isoladas da região o que parecia impossível.

Desta vez a comunidade beneficiada foi a Sempre Viva Santana, localizada a 35k m em linha reta da cidade, pouco mais de 50 minutos de barco, com aproximadamente 62 famílias.

“Nós estamos dando continuidade a um trabalho que o Governo vem desenvolvendo de levar saúde à população, de levar qualidade de vida. E hoje estamos aqui tendo a felicidade de poder instalar mais um projeto Salta-z, mais um purificador de água, que vai beneficiar aproximadamente 300 pessoas da comunidade”, ressaltou o secretário Francisco Máximo.

Para o líder comunitário da Comunidade Sempre Viva Santana, Valdir Pinheiro, esse foi um dia inesquecível. ”Quero agradecer muito ao governador Wilson Lima por ter trazido essa água boa para a gente e isso eu me sinto satisfeito. Hoje eu estou demais alegre meu coração está batendo forte”.

As ações de ajuda humanitária e do projeto Salta-z, realizadas pela Defesa Civil do Amazonas vão continuar, dando início à segunda fase da Operação Enchente 2019.