CEMOA

CENTRO DE MONITORAMENTO, ALERTA E NÚCLEO DE ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O Subcomando de Ações de Defesa Civil é uma organização militar pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar responsável pela execução das Ações de Defesa Civil no Estado do Amazonas. Diariamente monitora por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) os eventos adversos naturais que possam provocar algum tipo de desastre, sejam eles relacionados a climatologia, hidrologia, geologia e meteorologia. A unidade faz o levantamento e disparo de informações para os entes municipais, estaduais e federais através de boletins e alertas meteorológicos, com indicativo de ações que podem ser realizadas pelas Defesas Civis locais.

O acompanhamento tem como objetivo subsidiar a Gestão de Risco e o Gerenciamento de Desastres em conjunto com as Defesa Civis dos Municípios, e as tomadas de decisões por parte do órgão.

O levantamento de dados é realizado em articulação com os órgãos de referência no assunto como o Cemaden, Censipam, Sema e SGB-CPRM, além da Gerência Regional nas 9 calhas do Amazonas que realizam o acompanhamento com os coordenadores de cada município.

ESTAÇÃO DO ANO MONITORADA

ESTAÇÃO CHUVOSA

Durante os meses de novembro a abril, o Amazonas passa pela estação chuvosa, em que ocorre o período de chuvas ou forte atividades convectivas. Com isso, a Defesa Civil Estadual intensifica o monitoramento e alerta diário. A Estação chuvosa aumenta o risco de inundações (rios e igarapé), alagamentos vias públicas, deslizamentos de encostas, entre outros.

Em caso de tempestade (chuva intensa, descarga elétrica e rajada de vento) não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

É recomendado que a população não jogue lixos nos bueiros, ruas e barrancos, pois pode dificultar a passagem da água, causando assim possíveis alagamentos.

Em caso de ocorrência, entre em contato com a defesa Civil e o Corpo de Bombeiro Militar.

tempestade

SEÇÃO DE MONITORAMENTO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

NÍVEL DOS RIOS NO AMAZONAS

INFORMATIVO 07_02_2023

ENCHENTE_07_02_2023

MONITORAMENTO METEOROLOGICO

PREVISÃO DO TEMPO FIM DE SEMANA (SIPAM)

visualizarPrevisaoTempo

 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA NAS ÚLTIMAS 24 HORAS NO AMAZONAS

 

PREVISÃO DO TEMPO POR CALHA

Previsão das calhas

AVISO METEOROLÓGICO DO INMET.  🚨ATENÇÃO E/OU ALERTA🚨

 

ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL PARA A ESTAÇÃO CHUVOSA

ALERTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE DESASTRE NATURAL
DICAS_DEFESA_CIVIL

GUIA PRÁTICO DE UTILIZAÇÃO DE ALERTAS
CLICK

O QUE FAZER "ANTES", "DURANTE" E "DEPOIS" DO DESASTRE.

DC - ALAGAMENTO 
DC - CHUVAS INTENSAS 
DC - DESLIZAMENTO 
DC - ENXURRADA 
DC - INUNDAÇÕES 
DC - VENDAVAL