Acessibilidade

Wilson Lima anuncia liberação da segunda parcela do FTI para a saúde no interior

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24/07) durante entrega de ajuda humanitária e filtros de purificação de água no Careiro da Várzea

Os 61 municípios do interior do estado vão começar a receber a segunda parcela do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). O anúncio da liberação dos recursos foi feito pelo governador Wilson Lima na tarde desta quarta-feira (24/07), durante visita ao Careiro da Várzea, onde o governador entregou ajuda humanitária e inaugurou o primeiro sistema de purificação de água com tecnologia Salta-Z do município.

“Nós estamos liberando 40 milhões de reais para o interior do estado para melhorar o atendimento na área de saúde e são as prefeituras que definem as suas prioridades”, disse o governador Wilson Lima, ao anunciar que a Prefeitura de Careiro da Várzea vai receber R$ 616.740,00.

Com a primeira parcela, a Prefeitura do Careiro da Várzea deu início às obras de reforma do hospital do município. Os serviços devem ser concluídos com os recursos provenientes da segunda parcela do FTI. O prefeito, Ramiro Gonçalves, agradeceu o apoio do Governo do Amazonas e desabafou em relação às medidas que Wilson Lima tem tomado para melhorar a situação do estado.

“Para fazer o oba-oba, o paliativo, todo mundo sabe fazer. Agora para fazer coisas concretas, como o governador está fazendo, reconstruindo esse estado, temos que ter paciência. O senhor e sua equipe tem a visão de não deixar que um desastre econômico aconteça”, disse o prefeito Ramiro Gonçalves, ao destacar que as obras no hospital serão definitivas e vão permitir melhor atendimento à população, que muitas vezes recorre à capital.

Na primeira parcela do FTI, na primeira quinzena de maio, foram liberados R$ 17,5 milhões para os 61 municípios do estado. Os repasses são amparados na Lei nº 4.791 de 27 de fevereiro de 2019, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), que permitiu o Governo do Amazonas destinar os recursos do FTI para investimentos na área da saúde no interior.

Os recursos serão distribuídos de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e cada Prefeitura apresentou um plano de aplicação dos recursos nas suas maiores demandas.

“Pela primeira vez o FTI foi destacado para os municípios do interior. Então, os prefeitos têm elogiado muito, os secretários de Saúde também, porque isso está dando uma ajuda na manutenção das unidades hospitalares do interior para prestar uma melhor assistência à população. Então, essa questão do FTI, a gente vem trabalhando diretamente com os municípios, com um plano de aplicação desse recurso e também com a prestação de contas”, disse o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior, Cássio do Espírito Santo.

Ajuda humanitária – O governador Wilson Lima esteve no Careiro da Várzea, município da Região Metropolitana de Manaus, para entregar ajuda humanitária e purificadores de água do projeto Salta-Z às famílias afetadas pela enchente do rio Solimões. A entrega faz parte da segunda fase da Operação Enchente 2019. Ao todo são 2.580, 1.720 kits de higiene, 1.720 redes, 1.720 kits de limpeza, 172 kits dormitório e 10 purificadores de água do projeto Salta-Z.

“Com esse purificador, já somam-se aproximadamente 200 purificadores instalados em todo o estado e esperamos até o final do ano instalarmos mais 400. Então, temos aqui mais uma comunidade, a comunidade Gregório sendo prestigiada, sendo valorizada com esses purificadores. Esperamos que leve a qualidade de vida e a de saúde que o povo merece”, disse o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Francisco Máximo.

Durante a visita ao Careiro da Várzea, o governador fez questão de inaugurar o novo sistema e tomar da água que tinha acabado de passar pelo processo de purificação na comunidade do Gregório, onde 60 famílias serão beneficiadas com água potável mesmo durante o pico da enchente, quando o município fica totalmente debaixo d’água.

“Antes, traziam galões de água que com quinze dias acabam. Nós estamos trazendo um filtro que vai durar dez, quinze anos. Um filtro desse tem capacidade de atender mil pessoas por dia. A água pode ser captada do rio, do poço, de uma cacimba e ela sai pronta para o consumo humano”, detalhou Wilson Lima.

O governador ainda explicou que todos os investimentos pelo Governo do Estado são resultados de esforços financeiros para manter serviços essenciais e poder levar benefícios para a população da capital e do interior.

”O que nós estamos fazendo é priorizando os investimentos e algumas ações já possuem recursos destinados para isso. No caso do Careiro da Várzea, é uma situação emergencial em que os moradores, principalmente aqueles que estão nas comunidades que foram atingidas, e em nenhum momento o governo vai se furtar de atendê-los”, afirmou o governador.

Wilson Lima também anunciou o repasse de um caminhão, por meio do Idam, para facilitar o escoamento do que é produzido pelos agricultores familiares.

Enchente – No Careiro da Várzea, 10.131 pessoas foram afetadas pela enchente. São 2.533 famílias atingidas, 1 desabrigada, 313 enfermas e 9 feridas, de acordo com um levantamento da Defesa Civil.

O município é um dos atendidos na segunda fase da Operação Cheia 2019, que vai levar ajuda humanitária para cidades das calhas do Alto, Médio e Baixo Solimões. Ao todo, 375 mil pessoas foram afetadas pela cheia deste ano em todo o Amazonas, o equivalente a 93 mil famílias atingidas.

        

FOTOS: ASCOM DEFESA CIVIL / DIEGO PERES/SECOM


Reportar Erro