Corpo de Bombeiros conclui curso de Brigada de Incêndio para militares do HMAM 

Ao todo, 26 militares do Exército Brasileiro participaram do curso ministrado pelo CBMAM

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) promoveu, nesta sexta-feira (17/03), a solenidade de encerramento do curso de Brigada de Incêndio para integrantes do Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM). Ao todo, 26 militares da 12ª Região Militar do Exército Brasileiro (EB) participaram do treinamento, que foi ministrado por instrutores bombeiros, com realização de aulas teóricas e práticas.

 “Esse curso de Brigada de Incêndio faz parte de um hall de instruções técnicas reguladas por lei, que determina que as edificações de áreas de risco possuam dentro das ocupações os equipamentos e profissionais aptos para atuação, caso necessário. Sem dúvida, hoje os militares encerram o curso mais preparados para atuar no HMAM”, enfatizou o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Ximenes Muniz.

A capacitação teve duração de cinco dias, com início na segunda (13/03) e encerramento nesta sexta-feira (17/03), no CBMAM. A grade do curso foi composta por instruções teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Combate à Incêndio.

O sub-diretor do HMAM, coronel Assis, que esteve presente na solenidade de encerramento do curso, falou do importante papel que o Corpo de Bombeiros tem, não apenas no combate aos incêndios e resgate de vítimas, mas também nas instruções de profissionais de outras instituições.

“Esse trabalho que o Corpo de Bombeiros desenvolve é de extrema importância e hoje nossos militares do Exército sairão daqui prontos para atendimento de APH e combate de incêndio no HMAM. Tenho certeza de que foi uma semana intensa de preparo físico e mental”, disse o sub-diretor do HMAM.

Na finalização do curso, foi realizado o simulado de situação de incêndio, onde os participantes aplicaram os conhecimentos obtidos para salvar as vítimas e conter as chamas. A partir do conhecimento técnico obtido, os militares do HMAM poderão atuar no combate a possíveis sinistros quando houver necessidade.