CEMOA

 

CENTRO DE MONITORAMENTO, ALERTA E NÚCLEO DE ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A Defesa Civil do Amazonas é responsável pelas ações de proteção e defesa civil no Estado do Amazonas, vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar . Diariamente monitora por meio do Centro de Monitoramento, Alerta e Adaptação as Mudanças Climáticas (Cemoa) os eventos adversos naturais que possam provocar algum tipo de desastre, sejam eles relacionados a climatologia, hidrologia, geologia e meteorologia. A unidade faz o levantamento e disparo de informações para os entes municipais, estaduais e federais através de boletins e alertas meteorológicos, com indicativo de ações que podem ser realizadas pelas Defesas Civis locais.

O acompanhamento tem como objetivo subsidiar a Gestão de Risco e o Gerenciamento de Desastres em conjunto com as Defesa Civis dos Municípios, e as tomadas de decisões por parte do órgão.

O levantamento de dados é realizado em articulação com os órgãos de referência no assunto como o Cemaden, Censipam, Sema e SGB-CPRM, além da Gerência Regional nas 9 calhas do Amazonas que realizam o acompanhamento com os coordenadores de cada município.

ESTAÇÃO DO ANO MONITORADA

ESTAÇÃO CHUVOSA

Durante os meses de novembro a abril, o Amazonas passa pela estação chuvosa, em que ocorre o período de chuvas ou forte atividades convectivas. Com isso, a Defesa Civil Estadual intensifica o monitoramento e alerta diário. A Estação chuvosa aumenta o risco de inundações (rios e igarapé), alagamentos vias públicas, deslizamentos de encostas, entre outros.

Em caso de tempestade (chuva intensa, descarga elétrica e rajada de vento) não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

É recomendado que a população não jogue lixos nos bueiros, ruas e barrancos, pois pode dificultar a passagem da água, causando assim possíveis alagamentos.

Em caso de ocorrência, entre em contato com a defesa Civil e o Corpo de Bombeiro Militar.

tempestade

SEÇÃO DE MONITORAMENTO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

NÍVEL DOS RIOS NO AMAZONAS

ENCHENTE_24_05_2023

INFORMATIVO_24_05_2023

MONITORAMENTO METEOROLOGICO

PREVISÃO DO TEMPO POR CALHA MONITORADA

 

AVISO METEOROLÓGICO DO INMET.  🚨ATENÇÃO E/OU ALERTA🚨

 

ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL PARA A ESTAÇÃO CHUVOSA

ALERTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE DESASTRE NATURAL
DICAS_DEFESA_CIVIL

GUIA PRÁTICO DE UTILIZAÇÃO DE ALERTAS
CLICK

O QUE FAZER "ANTES", "DURANTE" E "DEPOIS" DO DESASTRE.

DC - ALAGAMENTO 
DC - CHUVAS INTENSAS 
DC - DESLIZAMENTO 
DC - ENXURRADA 
DC - INUNDAÇÕES 
DC - VENDAVAL