Ajuda humanitária aos municípios afetados pela enchente no Juruá começa a ser enviada pela Defesa Civil Am

Cestas básicas, medicamentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza estão entre os itens

A primeira remessa de ajuda humanitária para os municípios afetados pela enchente na Calha do Juruá foi enviada hoje, 20, via fluvial e aérea, pelo Governo do Estado, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec. A Operação de Socorro ao Juruá vai atender  Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Carauari e Juruá, que estão em Situação de Emergência por conta do aumento das precipitações pluviométricas (chuvas intensas), que ocasionaram erosões fluviais, desbarrancamento, inundações bruscas e graduais. Ao todo 6.048 famílias foram afetadas.

Nesta primeira fase serão atendidos os municípios de Carauari, Juruá e Itamarati. A ajuda humanitária para as essas três cidades inclui 45 toneladas de alimentos, 21 mil itens de limpeza e higiene pessoal e ainda 300 kg de medicamentos, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM).

“Na segunda fase vamos montar bases de apoio em Cruzeiro do Sul, no Acre e em Eirunepé-Am, para atender os demais municípios”, explicou o Secretário do Subcomadec, Roberto Rocha.

A calha do Juruá, conforme atestou o Centro de Monitoramento Ambiental do Subcomadec, em parceria com órgãos de meteorologia como o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), vem passando por anomalia climática conhecida como La Niña – que corresponde ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico e ainda, sofrendo a influência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul-ZCAs, o que ocasionou a alteração do comportamento climático e hidrológico e consequente antecipação do período de chuvas na região do Juruá.

Todas as calhas dos rios do Estado são monitoradas diariamente pelo Subcomadec. A região do Alto Solimões está em Situação de Atenção devido às chuvas intensas, em função da elevação do rio Javari (Atalaia do Norte e Benjamin Constant) e ainda devido ao rio Solimões está acima do nível normal para o período. As demais calhas apresentam elevação gradual, dentro da normalidade.

Boca do Acre tambem será atendido

O município de Boca do Acre, no Amazonas, também será atendido com ajuda humanitária. A cidade está sendo afetada pela enchente do Estado do Acre, que deixou a capital Rio Branco em Situação de Emergência.

Serão enviados para o  município Amazonense barracas de  emergência, filtros microbiológicos, lençóis e cestas básicas.

Na semana passada, o Ministério da Integração Nacional (MIN), convocou agentes da Defesa Civil do Amazonas, para suporte técnico ao Estado vizinho. No Acre estão realizando levantamento técnico e atuando nas áreas administrativa, financeira e de processos.