Amazonas será reconhecido pelo Pará por apoio técnico-administrativo durante a Enchente

O Secretário da Defesa Civil do Amazonas e Presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Defesa Civil- CONGEPDEC, Roberto Rocha, será agraciado nesta sexta-feira, 23, no Estado do Pará, com a Medalha do Mérito Defesa Civil. A honraria é destinada aqueles que prestaram relevantes serviços à população paraense. Em Agosto de 2012, o Amazonas socorreu o Pará, quando enviou em técnico da Defesa Civil para realizar o assessoramento administrativo nas ações de socorro, assistência e reabilitação daquele estado, que à época, sofria com os impactos da enchente.

Na ocasião do desastre natural no Pará, o agente de Defesa Civil, André Souza, que também será agraciado com a Medalha, foi enviado pela Defesa Civil do Amazonas para realizar ações como a aplicação do plano de trabalho, execução orçamentária e financeira, por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil- CPDC e ainda a prestação de contas junto ao Governo Federal dos recursos recebidos pelo estado vizinho para socorro às vítimas da cheia.

“O Amazonas já tem larga experiência em ações de resposta ao desastre tanto no campo operacional como administrativo. Portanto, pode fortalecer as ações de Defesa Civil em todo o país”, afirmou Roberto Rocha.

Durante esta semana outro estado está sendo atendido pelo Amazonas. Em Alagoas, que sofre com  a estiagem, o trabalho realizado tem o foco na  aplicação CPDC, instrumento utilizado pelo Governo Federal para o repasse de recursos usados na execução de ações de socorro, assistência às vítimas de fenômenos naturais e o reestabelecimento de serviços essenciais da população.