Cartão de Pagamento de Defesa Civil foi o destaque do primeiro dia de debates dos Gestores de Defesa Civil, em Aracajú-SE

A instrução sobre o Cartão de Pagamento de Defesa Civil –CPDC foi o principal assunto de debate entre os Gestores, no primeiro dia da III Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil- CONGEPDEC, realizada até amanhã, 09, em Aracajú Sergipe. O Conselho é presidido pelo Secretário Executivo da Defesa Civil do Amazonas, Roberto Rocha.

Gestores de Defesa Civil de 12 Estados participam do encontro (Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Amazonas e Sergipe). Juntos formalizaram uma carta para ser entregue ao Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana Filho, presente ao evento, apontando problemas e sugestões ao CPDC. O  cartão é hoje o principal instrumento de pagamento específico para ações de Defesa Civil, que garante maior agilidade de resposta ao desastre e consequente auxílio à população afetada por fenômenos naturais.

Os gestores debateram ainda sobre a cooperação técnica entre o Brasil e Alemanha, que a exemplo do Estado do Ceará, teve a aquisição de equipamentos de resposta ao desastre financiado pelo país Europeu. As Defesas Civis brasileiras buscam agora mecanismos para estreitar novas parcerias.

O presidente do CONGEPDEC, Roberto Rocha também homenageou palestrantes e Gestores com certificados.

Segundo dia

No segundo dia de debates, o enfoque foram os desastres naturais. A palestra foi proferida pelo o representante da Japan International Cooperation Agency (JICA), Chiaki Kobayashi,  tratou sobre as experiências adquiridas pelo Japão, por ocasião do terremoto/tsunami, que devastou o país em 2011.

O papel da Universidade na cultura de prevenção de risco da população, bem como os estudos realizados em diversos campos, como a hidrologia, climatologia e geologia, também foram discutidos durante a III Reunião do CONGEPDEC, pelo Coordenador do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres-CEPED, Prof. Dr. Antônio Edésio  Jungles.

Ao término da reunião, que também comemorou os cinco anos de criação do CONGEPDEC, a  Carta de Sergipe, com as principais diretrizes das Defesas Civis para os próximos anos foi assinada pelos Gestores e encaminhada pelo Conselho ao Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.