Celebração Eucarística marca o quarto ano de atividades da Defesa Civil do Amazonas

Servidores do Subcomando de Ação de Defesa Civil- Subcomadec, participaram hoje, 19, às 7h, de uma missa em ação de graças na Igreja São Sebastião, centro de Manaus, como parte das comemorações dos quatro anos da Defesa Civil no Amazonas. Órgão criado por meio da Lei Estadual 3.330, de 23 de dezembro de 2008.

Ao completar mais um ano, a pasta, instituída no estado para articular, coordenar e gerenciar as ações de Defesa Civil no Estado do Amazonas e implementar programas de prevenção, preparação , resposta e reconstrução das áreas atingidas por desastres naturais ou provocados pelo homem, já contabiliza mais de 250 mil famílias beneficiadas com ajuda humanitária, por conta de eventos naturais extremos, como a enchente de 2009, a estiagem recorde de 2010 e ainda a enchente histórica em 2012.

Balanço em 2012

As calhas dos rios Negros, Solimões, Amazonas, Purus, Japurá e Juruá, bateram os recordes históricos em 2012, em uma enchente que afetou mais de 81 mil famílias em quase todo o Estado do Amazonas. Dos 62 municípios 53 decretaram Situação de Emergência e três Estado de Calamidade Pública. O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Defesa Civil, atendeu aos ribeirinhos afetados com o Cartão Amazonas Solidário no valor de R$ 400 e ajuda humanitária.

Atendimento Humanitário

A ajuda humanitária, que minimizou os impactos da enchente, levou socorro aos ribeirinhos em 2012. Entre os itens, cestas básicas, kits de higiene pessoal, de limpeza, de medicamentos e de dormitório e ainda filtros microbiológicos e urbanos, hipoclorito de sódio, bombas de água, motores estacionário e de popa. Devido à distância geográfica, a ação contou com o apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica.

No município do Careiro da Várzea, que decretou Estado de Calamidade Pública, duas balsas foram instaladas em duas comunidades e abrigou por um mês mais de 30 famílias em barracas de emergência dotadas pela Defesa Civil, de total estrutura de moradia.

Cartão Amazonas Solidário

Outra ação foi o aporte financeiro do Cartão Amazonas Solidário, que destinou R$ 400 para cada família afetada pela enchente, com recursos oriundos do Governo do Amazonas e do Governo Federal. Ao todo mais de 82 mil famílias beneficiadas.

Recursos também foram destinados pelo Governo do Estado diretamente aos municípios mais afetados. Cada município da calha do Juruá (Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Carauari, Itamarati, Juruá) recebeu R$ 100 mil e Boca do Acre, no Purus, foi contemplado com R$ 150 mil.

Manaus

A enchente história também mudou o cenário na capital Amazonense. Ruas do centro da cidade ficaram alagadas. O trânsito foi interrompido. Comerciantes mudaram a rotina e os feirantes da Manaus Moderna tiveram prejuízos.

Minimizar os impactos foi à ação da Defesa Civil do Amazonas, que na área central instalou seis bombas de propulsão para realizar o bombeamento das águas represadas e poluídas provenientes do esgoto doméstico e comercial do centro da cidade. O objetivo foi diminuir o odor e inibir a proliferação de doenças.

Em locais onde não foi possível instalar as bombas, a Defesa Civil do Amazonas, em parceria com a empresa Águas do Amazonas, lançou 10 toneladas de cal (óxido de cálcio) e em uma segunda ação realizou tratamento químico-biológico na água parada, por meio da biorre                  mediação, que consiste na utilização de micro-organismos para a recuperação de áreas contaminadas e a biodegradação, processo de decomposição de matéria orgânica de efluentes.

Limpeza Dos Igarapés

A Defesa Civil do Estado realizou também em Manaus uma mega operação de limpeza dos igarapés, em mais de 10 bairros da cidade. Além da retirada de lixo de áreas alagadas, passarelas, rip rap e pontes de acesso foram construídas. Kits de madeira também foram distribuídos aos moradores.

Principais ações da Defesa Civil em anos anteriores

-Enchente

No primeiro ano de atuação a Defesa Civil do Amazonas participou ativamente das ações de enfrentamento da enchente história de 2009, que afetou 58, dos 62 municípios do estado. Nesta época em Manaus, a maior cota do rio Negro já registrada foi ultrapassada no dia primeiro de julho, chegando a 29,77m, ficando 8 cm acima da enchente recorde de 1953.

-Balanço: 83 mil famílias afetadas.

-Plano Emergencial de socorro:

Distribuição de mais de 60 mil cartões SOS Enchente, no valor de R$ 300, para cada família afetada;

– Distribuição de quase 100 mil itens de ajuda humanitária como cestas básicas, filtros de água, kit´s de limpeza, cobertores, toalhas, colchões, travesseiros, fronhas e mosqueteiros.

-Estiagem

No segundo ano de atuação a Defesa Civil do Estado participou ativamente da maior estiagem registrada na história do Amazonas, onde 49 municípios decretaram situação de emergência e um, São Paulo de Olivença, decretou estado de calamidade pública, por conta dos desbarrancamentos na orla da cidade.

-Balanço: 71 mil famílias afetadas

-Plano Emergencial de socorro:

Distribuição de mais de 2 mil toneladas de itens de ajuda humanitária como cestas básicas, kit´s de higiene, kit´s de remédios, água potável, filtros de água e moto-bomba.

-Enchente e Brigadistas

Além de enfrentar novo período de enchente em 13 municípios do Amazonas, com quase 18.600 famílias afetadas, a Defesa Civil do Estado, concentrou suas ações em 2011, na formação de brigadistas nas regiões do Alto e Médio Solimões e baixo Amazonas.

Com mais 500 voluntários em Defesa Civil capacitados, o Estado, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil, ampliou a política de redução de desastres e começou a criar na população do Amazonas a percepção de risco.