Defesa Civil Am apresenta a órgãos do Estado relatório final de Riscos de Desastres Naturais em Manaus

A Defesa Civil do Estado concluiu o relatório de Riscos de Desastres Naturais em Manaus e encaminhou o documento a órgãos estaduais e parceiros ligados diretamente à resposta a população em caso de situações emergenciais, como por exemplo, as Secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura e ainda Corpo de Bombeiros, Prosamim e Fundação de Vigilância em Saúde.

O relatório identifica os riscos de desastres naturais na capital baseado no histórico da Defesa Civil Am dos últimos dez anos e ainda tem com base as informações hidrogeológicas e o mapeamento georreferenciado do Sistema Geológico do Brasil, o CPRM.

Na análise feita por técnicos da Defesa Civil do Estado, está pontuada mês a mês a frequência de desastres naturais na capital como vendaval, inundações bruscas, alagamentos, enchentes e erosão fluvial, o que pode auxiliar os órgãos da administração pública, quanto a necessidade de intervenção e execução de medidas a curto, médio e longo prazo.

“O relatório serve como um guia para órgãos do estado e parceiros na preparação, prevenção e resposta ao desastre em caso de situações de emergência de ordem natural,  que venham causar danos à população”, enfatizou Roberto Rocha, Secretário da Defesa Civil do Estado.

No documento as características, causas, principais efeitos e fatores de risco são apontados em cada categoria de desastre. Um relatório fotográfico das ocorrências também conta na apresentação.

Em uma próxima etapa, a Defesa Civil do Amazonas pretende realizar o mapeamento de risco de desastres em Manaus de natureza tecnológica.