Defesa Civil Am apresenta na ALEAM as experiências adquiridas em desastres naturais

Os dados servirão de base para relatório nacional da Comissão Temporária do Senado

As experiências adquiridas pelo Amazonas em desastres naturais como enchente, estiagem, desbarrancamento e ainda os problemas da região, foram apresentados hoje,17, pelo Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil -Subcomadec e Vice-presidente do Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil (CONGEDEC), Roberto Rocha, durante reunião realizada pela Comissão Temporária do Senado Federal, em junho, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

A Comissão, presidida pelo Senador Jorge Viana (PT-AC), foi instalada em 2011com a missão de fazer o levantamento dos mecanismos de prevenção e os métodos de  enfrentamento de situações de emergência no país.

Essa foi a terceira diligência da comissão e  reuniu em Manaus prefeitos e representantes da Defesa Civil do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As demandas das regiões Sul e Sudeste já foram ouvidas e ao término das cinco regiões do Brasil, será feito um relatório com os fatores limitantes da atuação da Defesa Civil no país, que devem ter maior atenção do poder público.

Além do senador Jorge Viana, compõem a comissão o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), como relator, Inácio Arruda (PCdoB-CE), como vice-presidente e Eduardo Braga (PMDB-AM), membro.

A comissão tem como base quatro pontos: a prevenção, voltada para o desenvolvimento de sistemas de monitoramento destinados a antecipar situações de desastre; preparação, com foco no treinamento de pessoal e alocação de recursos para a melhoria de eficiência dos órgãos de Defesa Civil; resposta, com a criação de um grupo de elite pronta para a atuação no país e ainda estudo de medidas para garantir a segurança orçamentária às ações de Defesa Civil.