Defesa Civil Am apresenta na Alemanha, Plano de Prevenção de Riscos por entidades não policiais voltado para a copa de 2014

Começa amanhã, 14 e vai até o dia 20 de setembro, o Congresso Europeu de Defesa Civil e ainda do workshop “Prevenção de Riscos por Entidades não Policiais, voltados para a copa de 2014. O Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Roberto Rocha, técnicos do órgão e representantes das 12 cidades-sede estarão presentes. O Amazonas segue com uma delegação formada, além da Defesa Civil, de representantes da Unidade Gestora do Projeto Copa –UGP, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.


“A maior contribuição de treinamentos como esses é a troca de experiência com países que já sediaram mundiais e ainda poder relatar o nosso planejamento de Defesa Civil, fazendo avaliação de posições corretas e daquelas que devem ser mudadas”, enfatizou o Secretário do Subcomadec, Roberto Rocha, que vai participar dos debates naquele país.


Wokshop


Com o foco na segurança não policial relacionada a megaeventos, o Workshop “Prevenção de Riscos por Entidades não Policiais” (14 a 18/09), vai destacar a importância da prevenção de riscos e como serão realizados os serviços de resgate e emergência médica, a atuação da defesa civil e do corpo de bombeiros.

Na ocasião a delegação do Amazonas vai apresentar o Plano de Prevenção de Riscos por entidades não policiais, que será implementado no período do mundial no estado.

O Plano inclui monitoramento climático e hidrogeológico, estrutura física de suporte a desastres naturais e tecnológicos, mobilização de brigadistas em todo o estado e entidades parceiras, dando a dimensão mais objetiva a respeito da preparação do Governo do Amazonas para a copa de 2014 neste setor.

O evento também prevê como forma de experiência em partidas internacionais, a participação das delegações brasileiras em um jogo de futebol no estádio Rhein –Energie –Safdion.


Congresso


No congresso (19 e 20/09) representantes da Polônia (Eurocopa 2012) e de Londres (Olimpíada 2012), irão relatar experiências recentes sobre a realização de eventos esportivos de grande porte e o Brasil vai mostrar como tem se preparado para a Copa de 2014 no âmbito da Defesa Civil, identificando problemas e apontando soluções.

Os eventos estão sendo promovidos pela empresa Engagement Global/Skew e pelo Departamento Federal da Defesa Civil da Alemanha (BBK) e conta com a cooperação da Associação dos Coordenadores do Corpo de Bombeiros Profissionais na República Federal da Alemanha (AGBF Bund), que representa as corporações que atuaram na Copa de 2006 na Alemanha e deram consultoria às cidades-sede da Copa de 2010, na África do Sul.