Defesa Civil Am e UEA preparam alunos para ações de saúde em Boca do Acre

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, firmou parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vai enviar alunos finalistas dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, para ações de saúde preventiva e atendimento básico às famílias afetadas pela enchente em Boca do Acre. O município da calha do Purus está em Situação de Emergência com mais de 5.100 famílias afetadas.

Setenta estudantes vão cumprir em 13 municípios do Amazonas (Uarini, Barreirinha, Parintins, Borba, Itacoatiara, Lábrea, Alvarães, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Tefé, Tabatinga, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira), o estágio obrigatório, o chamado  internato rural. Seis deles vão atuar em Boca o Acre com o apoio da Defesa Civil do Amazonas. “Além de beneficiar a população, será uma ótima experiência para os alunos, já que vão poder realizar assistência humanitária e de emergência em um cenário de desastre natural”, afirmou o Secretário Adjunto do Subcomadec, Hermógenes Rabelo.

Os estudantes, que embarcam nesta terça-feira, 06, para a Boca do Acre, participaram esta semana de uma série de palestras sobre as atividades da Defesa Civil Am no município e ainda puderam tirar dúvidas da dimensão do desastre e de como vão poder contribuir.

Natália Campos, 25, é acadêmica de Medicina da UEA. Ao ser escolhida para o internato rural em Boca do Acre, diz que ficou apreensiva. “Sei que a situação é de emergência e isso nos preocupa. Mas poder exercer a Medicina para pessoas que estão passando por esse tipo de problema é sempre gratificante, enfatizou a aluna.