Defesa Civil Am reforça as ações de ajuda humanitária em Boca do Acre que decretou Estado de Calamidade Pública por conta enchente

O município de Boca do Acre, na calha do Purus, decretou nesta terça-feira, 10, Estado de Calamidade Pública por conta da enchente e o aporte de ajuda humanitária do Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, será reforçado na cidade.

O município já recebeu 36 toneladas de alimentos não perecíveis, além de colchões, mosquiteiros, redes, kit´s de higiene pessoal, filtros de água e hipoclorito de sódio.

“Outras 189 toneladas de alimentos serão enviadas ainda hoje também para Boca do Acre, além de Tapauá, Canutama e Pauiní, todos no Purus. Vamos enviar ainda a primeira remessa de água potável a esse município em Calamidade Pública. Estamos reforçando a atuação do Estado aqui”, enfatizou o Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Roberto Rocha, que está em Boca do Acre.

Nessa cidade, 25 mil pessoas estão afetadas pela enchente e 63 famílias alojadas em abrigos humanitários da Defesa Civil do Estado. Todas recebem alimentação diariamente da Prefeitura de Boca do Acre e ainda contam com o aporte de cestas básicas e filtros de água do Governo do Estado. O município também presta assistência médica e social e a área conta com segurança.

O Estado de Calamidade Pública se caracteriza quando os serviços essenciais começam a ser interrompidos. Em Boca do Acre a Estação de Tratamento de Água está paralisada e todas as escolas municipais estão com as aulas suspensas.

O nível do rio Purus no município está hoje em 20m30cm. No ano passado, quando Boca do Acre também decretou Estado Calamidade Pública, o nível máximo chegou a 19m48cm.

Balanço Enchente 2015

4 Tonantins – Alto Solimões

5 Benjamin Constant Alto Solimões

Famílias Afetadas– 17.100

Ajuda Humanitária– 321 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kit´s dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kit´s de higiene pessoas, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio.