Defesa Civil do Amazonas apresenta prognóstico da estiagem para 2024 ao Ministério Público de Contas

O encontro faz parte de uma série de reuniões preparatórias para a seca

Nesta sexta-feira (08/03), o secretário da Defesa Civil do Amazonas, o coronel Francisco Máximo e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, se reuniram para discutir o prognóstico da estiagem prevista para o ano de 2024. Com o aumento dos eventos climáticos extremos, a reunião teve como objetivo principal antecipar possíveis cenários e traçar planos de ação para garantir a segurança e o bem-estar da população amazonense.

O Amazonas, caracterizado por sua vasta floresta tropical e rios, enfrenta desafios únicos quando se trata de estiagem, com repercussões que vão desde a escassez de água até o aumento de incêndios florestais.

Durante a reunião, o secretário ressaltou a necessidade de compartilhar informações sobre a estiagem antecipadamente, envolvendo todos os atores relevantes. “A entrega da síntese do prognóstico da estiagem ao Ministério Público de Contas marca mais uma etapa no processo de prevenção e planejamento. Nosso objetivo é reduzir os impactos potenciais e coordenar, em colaboração, um plano de ação essencial para assegurar o bem-estar da população.”, salientou o secretário.

Por sua vez, o procurador Ruy Marcelo destacou a importância da atuação preventiva e da transparência na gestão dos recursos públicos destinados ao enfrentamento dos efeitos da estiagem. “É sempre importante a necessidade de fiscalização rigorosa para garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e transparente, visando atender às necessidades emergenciais da população de maneira justa e equitativa” enfatizou o procurador.

Ambas as partes concordaram sobre a importância da colaboração entre os órgãos governamentais e o Ministério Público de Contas para garantir uma resposta eficaz diante dos desafios impostos pela estiagem. Além disso, reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para promover ações de prevenção, monitoramento e resposta, visando proteger as comunidades vulneráveis e preservar o meio ambiente.

Fotos: Robson Almeida/Defesa Civil do Amazonas