Defesa Civil do Amazonas capacita agentes para pilotar lanchas e fortalecer ações de resposta a emergências

Em um esforço contínuo para aprimorar sua capacidade de resposta a situações de emergência, a Defesa Civil do Amazonas realizou um programa de capacitação para agentes do órgão, com o objetivo de capacitá-los a pilotar lanchas em operações de resgate e assistência.

Em regiões com vasta hidrografia, como é o caso do Amazonas, muitas comunidades podem ficar isoladas durante cheias dos rios ou desastres naturais. As lanchas se tornam essenciais para alcançar essas áreas remotas e prestar assistência às pessoas afetadas. Agentes capacitados podem garantir a prontidão e agilidade necessárias para chegar rapidamente às regiões atingidas.

Durante desastres naturais, como enchentes, as lanchas também são usadas para distribuir suprimentos de emergência, como alimentos, água potável, medicamentos e roupas, para as áreas afetadas. Nesse contexto, a capacitação de agentes da Defesa Civil para pilotar lanchas torna-se fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz em momentos de crise.

Segundo a chefia responsável pelo Departamento de Ensino da Defesa Civil, tenente Jordana Gonzaga, é necessário aumentar o conhecimento dos agentes para poder atender a sociedade nas diversas necessidades. “Esse curso é importante para atuarmos na área ribeirinha, pois o treinamento abrange aspectos teóricos e práticos, fornecendo aos participantes conhecimentos sobre navegação, segurança marítima, primeiros socorros e técnicas de resgate aquático” concluiu.

A iniciativa de capacitar agentes para pilotar lanchas recebeu apoio de instituições parceiras, como a Marinha do Brasil, que contribuiu com instrutores especializados e conhecimentos técnicos específicos da área.

O coordenador do curso de prática especial para tripulação de embarcação, o tenente Raimundo Santana, informa que não é possível fazer a navegação de forma empírica. “No curso, eles tiveram acesso teórico e prático de como navegar com segurança e respeito ao meio ambiente, além, é claro, de seguir as normas de navegação”, ressaltou.

Com a conclusão do programa de capacitação, a Defesa Civil do Amazonas está ainda mais preparada para enfrentar desafios em áreas de difícil acesso, fortalecendo seu papel como agente de proteção da população e promovendo a segurança nas regiões afetadas por eventos adversos.