Defesa Civil do Amazonas coordena evento nacional de gestores estaduais para debater políticas nacionais de Defesa Civil

Gestores Estaduais de Defesa Civil de todo o Brasil estarão reunidos nos dias 29 (quinta-feira) e 30 (sexta-feira) de agosto, em Manaus, no Hotel Park Suítes (avenida Coronel Teixeira, nº 1.320-A, Ponta Negra, zona oeste), para a 5ª Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec). A solenidade de abertura será às 10h.

O Congepdec é formado pelos coordenadores estaduais de defesa civil do Brasil. A entidade é presidida pelo secretário executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec), coronel Roberto Rocha.

A pauta da reunião promoverá a discussão sobre a adequação da Instrução Normativa nº 01, de 24 de agosto de 2012, a preparação para a Copa de 2014, a transferência voluntária de recursos financeiros, além de problemas vinculados a cada Defesa Civil Estadual e palestras técnicas da área de Defesa Civil.

Os membros do Conselho, que se reúnem a cada quatro meses, têm como objetivo avaliar as políticas e diretrizes nacionais relacionadas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no Brasil. O Conselho busca, ainda, promover estudos na área de proteção e defesa civil, criando um intercâmbio para conhecimento e troca de experiências com as organizações nacionais e internacionais, objetivando o aprimoramento técnico-profissional e cientifico dos integrantes do Conselho.

O último encontro foi realizado em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de abril de 2013, e reuniu 25 representantes de quase todo o Brasil. Também participou do evento, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. “Nesse contexto, se alinham diversas pautas de interesse da União, dos estados e dos municípios. Não dá pra fazer defesa civil num país do tamanho do Brasil sem trabalhar integradamente com os gestores estaduais e municipais”, reforçou Viana.

Plano de Contingência on-line

Palestrante: coronel Cassitas – Defesa Civil do Paraná.

Instrução Normativa ES2ID: método de reconhecimento, taxa do PIB estipulado 2.75%, transferência obrigatória entre Sedec/MI e Banco do Brasil estado e município.

Participam todos os conselheiros do Congepdec.

Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil e suas etapas

Palestrante: Armin Augusto Braun, diretor do Departamento de Minimização de Desastre da Defesa Civil Nacional.

Sistemas de Monitoramento e Emissão de Alertas de Emergência

Palestrante: Fundação EZUTE

Intercâmbio e parcerias na prevenção e preparação para desastres

Palestrante: coronel Eric Snadeck, do Escritório de Ligação Militar da Embaixada do EUA

Cidades Resilientes

Palestrante: David Stevens, Senior Programme Adviser (UNISDR), condutor da reunião da Plataforma de Redução de Risco de Desastres em Genebra – Suíça em abril 2013.