Defesa Civil do Amazonas participa de evento técnico-científico sobre eventos climáticos

O monitoramento contínuo e eficiente tem um impacto significativo na gestão dos recursos hídricos

Técnicos e gestores da Defesa Civil do Amazonas participam de evento técnico-científico que tem como tema “Pré-Cheia: Análise e Prognóstico Hidrometeorológico 2024”. O workshop foi promovido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), nesta quarta-feira (13/12), na sede do Censipam, localizado na avenida do Turismo, 1350, bairro Tarumã, e teve como finalidade reunir a comunidade científica e profissional do Brasil para discutir a hidrometeorologia da Amazônia, gestão e redução de risco de desastres naturais e debater a cheia de 2024.

A troca de informações e a colaboração entre a Defesa Civil e o setor científico são essenciais para aprimorar a capacidade de previsão, monitoramento e gestão de desastres naturais. Ao participar ativamente do evento, a instituição contribui para o fortalecimento da resiliência da região diante dos desafios impostos pelos extremos climáticos na Amazônia.

Durante o evento, o coordenador de operações da Defesa Civil do Amazonas, o tenente coronel Adson Souza, palestrou sobre os impactos da estiagem no Período de Cheia na Amazônia e as ações da Operação Estiagem 2023 realizadas pelo órgão. “Conscientes da interdependência entre os ciclos hidrológicos e a vida na Amazônia, a operação não apenas responde às emergências imediatas, mas também busca promover práticas sustentáveis e a conservação dos recursos hídricos a longo prazo”, disse Adson.

“O engajamento das comunidades, aliado a avanços tecnológicos e científicos, representa um passo significativo em direção à construção de uma Amazônia mais resiliente e adaptada aos desafios climáticos em constante evolução”, enfatizou.