Defesa Civil do Amazonas promove ações para o encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastre no município de Anamã

[CONFIRA GALERIA DE FOTOS]

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realiza nos dias (15) e (16) de outubro no município de Anamã, uma série de palestras e atendimento a comunidade para o encerramento das comemorações da Semana Nacional de Redução de Desastre.
Com a finalidade de sensibilizar e conscientizar o aumento da cultura de percepção de risco da sociedade, principalmente nas comunidades que vivem em área de alagamentos e sofrem com período de cheia nos rios, será abordada a importância das praticas seguras que devem ser adotadas pelos moradores e contribuir para minimização dos desastres.
Dentre as atividades serão apresentadas palestras de prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, como combater pragas e animais peçonhentos, palestras de cuidados no manuseamento de lixo, cuidados com meio ambiente. Equipe técnica do órgão está no município desde o dia (13) de outubro, realizando estudos, mapeamento de área de risco e atendimento social.
O 9º Comando Naval – Marinha do Brasil, vai atuar juntamente com a Defesa Civil do Estado e disponibilizou uma embarcação com equipe médica e odontológica para atender a população necessitada. Dentre essas ações haverá entrega de: colchões, água potável, kits de higiene, caixas d’água, motor bomba, além da entrega de Kits de cestas básicas para 200 famílias.
A SEMANA
A Semana Nacional de Redução de Desastres, instituída através do Decreto Federal de 26 de setembro de 2005, será realizada sempre na segunda semana do mês de outubro de cada ano e tem como objetivo mobilizar os governos, comunidades e cidadãos para a importância do desenvolvimento de medidas preventivas de desastres.
DEFESA CIVIL, O QUE É?
O que é?
É a participação da comunidade na defesa da própria comunidade.
É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.
Como atua?
Adotando medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas.
Quando?
Tanto em situação de normalidade, quanto de anormalidade – Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
Para quê?
Para evitar ou minimizar consequências danosas, restabelecer o moral da população e o bem-estar social.
Como participar?
Para participar na Defesa Civil do seu município, cadastrar-se como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e seja um voluntário na Defesa Civil.