Defesa Civil do Amazonas realiza capacitação sobre mapeamento das áreas de riscos dos municípios

O treinamento representa um passo fundamental na prevenção e resposta aos desastres

A Defesa Civil do Estado promoveu uma instrução na manhã desta segunda-feira (29/01), na sede do órgão, localizada na avenida Urucará, número 183, bairro Cachoeirinha, zona sul. O evento, que também contou com participação virtual de coordenadores e agentes da Defesa Civil de cada município do Amazonas.

O foco principal da instrução foi o treinamento sobre como identificar e cadastrar novas áreas de risco no Sistema de Proteção e Defesa Civil (Sispdec). Através desta instrução, os participantes foram capacitados para explorar as diversas ferramentas e possibilidades oferecidas pelo Sispdec no que diz respeito à identificação das áreas de risco. O treinamento incluiu a elaboração do cadastro de ocorrência, identificação de ameaças naturais e a proposição de medidas preventivas e mitigatórias.

O coordenador de operações da Defesa Civil do Amazonas, tenente coronel Adson, enfatizou a importância desse tipo de capacitação para fortalecer a prevenção e a resposta a desastres no estado. “Investir na formação e atualização de nossas equipes é essencial para garantir a segurança da população e a eficácia de nossas ações diante de situações de emergência”, afirmou o coordenador.

Ao final da reunião, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e expressaram satisfação com a capacitação. Ana Lúcia Teixeira, coordenadora da Defesa Civil de Itacoatiara, ressaltou a importância do evento como um espaço de aprendizado e troca de experiências relacionadas à gestão de riscos. “Para os participantes, a instrução foi fundamental para fortalecer as defesas civis municipais e, consequentemente, garantir a proteção das nossas comunidades amazonenses diante de desastres naturais”, enfatizou a coordenadora.