Defesa Civil do Amazonas realiza Oficina para preparação de desastres.

[GALERIA DE FOTOS]

Com o objetivo de orientar a população para reagir da maneira correta em momentos de desastres naturais, como enxurradas, deslizamentos de terra, alagamentos e fortes chuvas, o Governo do Estado do Amazonas, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas e Defesa Civil Municipal de Manacapuru juntamente com o Ministério da Integração Nacional, realizará entre os dias 27 a 31 de agosto, um simulado de preparação de desastres. Os treinamentos visam preparar moradores de áreas de risco para agir em situações de emergência, como inundações e desbarrancamentos.

Os simulados de preparação fazem parte do conjunto de Ações Preventivas realizadas pelo Ministério da Integração Nacional com o objetivo de zerar o número de óbitos e desastres em todo o país e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres naturais. Até o final do ano, os estados do Norte, Sul e Sudeste também serão contemplados com a ação.

A Oficina de Preparação para Desastres acontece em dois momentos, e tem como objetivo oferecer aos Coordenadores de Defesa Civil do Estado do Amazonas, ensinos para uma linguagem padrão sobre conceituação e procedimentos a serem adotados frente a emergências e desastres, e serão preparados para utilizarem as novas ferramentas implementadas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil. No segundo momento, eles estarão vivenciando na pratica, em conjunto com a comunidade, um simulado de preparação para desastre no município de Manacapuru no Bairro de Terra Preta.

O Secretario Estadual de Defesa Civil e Presidente Nacional do Conselho de Gestores de Proteção e Defesa Civil, Coronel Roberto Rocha, recebe com muita satisfação esse projeto que se torna uma ferramenta necessária para combater e minimizar os acidentes de origem natural e antropogênicos, destacando a importância da participação da população e de outras secretarias envolvidas na atividade de maneira efetiva.
“O maior objetivo deste evento é preparar as comunidades para os enfrentamentos ao desastre, tornando-as mais capacitadas a administrar o evento adverso em seu inicio, bem como setorizar as áreas mais vulneráveis”, comentou Roberto Rocha.

Os primeiros simulados de preparação de desastres naturais foram realizados em 2011, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Desde então, os modelos de treinamento foram se aperfeiçoando e já ajudaram centenas de comunidades localizadas em áreas de risco a enfrentar desastres naturais. Ao longo desses dois anos, mais de 5.100 pessoas foram treinadas pela Defesa Civil Nacional, incluindo moradores, técnicos e gestores estaduais e municipais que trabalham com defesa civil.