Defesa Civil do Amazonas tem trabalho reconhecido em Brasília

Os trabalhos desenvolvidos pelo Amazonas em ações de Defesa Civil foram reconhecidos em Brasília nesta quinta-feira, 15, quando o Secretário do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), Roberto Rocha, recebeu a “Medalha Defesa Civil Nacional-Ano 2011”, instituída pelo Ministério da Integração Nacional desde 2002, para homenagear aqueles que se destacam na prestação de serviços ao País na área em questão.

Este ano, além da atuação frente aos fenômenos naturais característicos do Estado, a Defesa Civil do Amazonas, se destacou na formação de brigadistas nas regiões do Alto e Médio Solimões e Baixo Amazonas. Com quase 500 voluntários formados em 2011, o Estado conta agora com um verdadeiro exército de agentes capacitados para situações de emergência de natureza humana, ambiental e tecnológica.

A solenidade de entrega da Medalha foi realizada no Clube do Exército, em Brasília.

Em 2010 o Amazonas também foi reconhecido

A atuação da Defesa Civil do Amazonas frente aos desastres naturais, a ajuda humanitária local, nacional e até internacional, com o envio de alimentos para as vítimas do terremoto no Haiti em 2009 e o trabalho de planejamento e coordenação voltado para o Sistema Nacional de Defesa Civil, foram alguns dos itens que credenciaram o Amazonas, para receber a comenda do Conselho da Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal em junho de 2010.
O Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas- Subcomadec, Roberto Rocha Guimarães da Silva, também foi o indicado para representar o Amazonas.

Currículo de Roberto Rocha

O Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil , TC QOBM Roberto Rocha Guimarães da Silva, é Bombeiro Militar desde 1987 e se tornou oficial na Corporação em 1989.
Na carreira militar fez Cursos de Especialização nas áreas de Combate a Incêndio e Salvamento em Aeronaves e de Salvamento em Altura. Ambos em São Paulo.
Na carreira acadêmica é graduado em Engenharia de Incêndio pela Universidade Nacional de Brasília e Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal e em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas.
Em cursos de extensão nacionais e internacionais, acumula vasta qualificação em Administração de Desastres; Sistema de atendimento Médico de Emergência; Gerenciamento de Produtos Químicos e Materiais Perigosos; Gerenciamento Aeroportuário entre outros.
Por sua atuação em diversos desastres de natureza natural e tecnológica no Amazonas e em outros Estados e países, já foi condecorado com troféus e medalhas. Entre os destaques, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, concedida pela Câmara municipal de Manaus e ainda Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal.
Em 23 de janeiro de 2009, O TC QOBM Roberto Rocha foi nomeado Secretário Executivo de Ações de Defesa Civil, cargo que ocupa até a presente data.
Em 2011 assumiu a vaga de Vice-Presidente do Conselho de Gestores Estaduais de Defesa Civil.