Defesa Civil do Estado coordena, planeja e integra ações conjuntas através de reuniões online

Reunião virtual fortalece ações da Defesa Civil do Amazonas com os municípios

O Governo do Amazonas, através da Defesa Civil Estadual, realizou durante nove dias reuniões virtuais com representantes das coordenadorias dos munícipios que compõem as nove calhas da região, são elas: Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões, Médio Amazonas, Baixo Amazonas e Rio Negro.

As reuniões abordaram temas como: Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD, que é a plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil que integra diversas informações de riscos e desastres no Brasil. Além de orientações sobre a portaria Nº 260, que estabelece procedimentos e critérios para o reconhecimento federal e para a declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

De acordo com o coordenador das regionais da Defesa Civil Amazonas, Ten Fabiano Vieira, as reuniões serviram como um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos, troca de ideias e sugestões para melhorar a atuação e resposta aos desastres peculiares de cada município.

“Foram repassadas informações do acompanhamento realizado, diariamente, pelo Centro de Monitoramento e Alerta – CEMOA. E ainda explanações sobre a importância da criação dos fundos municipais das Defesas Civis, principalmente no que compete a cada ente voltado ao repasse de recursos em casos de desastres, tornando o processo de liberação muito mais eficiente”, informou.

Na agenda de reuniões, pautas comuns entre os municípios. “Essa nova ferramenta que está sendo utilizada para aproximar ainda mais os coordenadores e secretários, foi um grande avanço e uma importante troca de informações e experiências somando e agregando informações para todos”, salientou Ronaldo Lima, secretário da Defesa Civil de Presidente Figueiredo.

Municípios que participaram com coordenadores ou secretários:

Calha do Juruá: Juruá, Eirunepé, Ipixuna, Envira e Itamarati

Calha do Purus: Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Tapauá e Beruri

Calha do Madeira: Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Humaitá e Manicoré

Calha do Alto Solimões: São Paulo de Olivença, Amaturá, Benjamin Constant, Tabatinga, Tonantins e Atalaia do Norte.

Calha do Médio Solimões: Jutaí, Tefé, Uarini, Fonte Boa, Coari e Alvarães

Calha do Baixo Solimões: Caapiranga, Codajás, Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho, Anori e Iranduba

Calha do Médio Amazonas: Presidente Figueiredo, Itapiranga, Rio Preto da Eva, Autazes, Silves, Urucurituba e Itacoatiara

Calha do Baixo Amazonas: Parintins, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Maués, Boa Vista do Ramos, Urucará e Nhamundá

Calha do Rio Negro: Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Manaus.