Em Londres, Defesa Civil Am participa de planejamento de segurança pública para a Copa do Mundo de 2014

No período de 04 a 06 de fevereiro, a Defesa Civil do Estado, na pessoa do Secretário Roberto Rocha, vai representar o Amazonas e compor a delegação brasileira formada por sete Estados, na visita técnica que será realizada em Londres (Inglaterra), para o “Planejamento de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014”. No encontro, os gestores das áreas de segurança pública e proteção civil terão a oportunidade de conhecer a atuação estratégica Britânica em segurança de grandes eventos esportivos.

O programa prevê visitas e workshops organizados pelo Governo Britânico em parceria com oficiais de segurança e demais autoridades de áreas emergenciais, como bombeiros e profissionais de saúde, que juntos planejaram e implementaram a estratégia de segurança para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, assim como outros eventos esportivos de grande porte que tem sido historicamente sediados pela Grã-Bretanha.

“O maior trunfo desta visita é poder obter informações e estratégias tecnológicas modernas, voltadas para a segurança de grandes eventos esportivos, já que a última olimpíada foi realizada em Londres”, afirmou o Secretário.

Rocha enfatizou ainda que na oportunidade vai poder avaliar o Sistema de Controle de Inundações. “O melhor controle de inundações do mundo está em Londres. Isso é muito importante para o nosso Estado, que também tem a característica de fenômenos naturais como enchentes e inundações bruscas”, disse.

Entre os temas que serão abordados durante a visita, a Gestão de Multidões e Tecnologias durante partidas de futebol; Serviço de Bombeiros; Integração dos Serviços de Emergência; Administração Olímpica e de Futebol; Soluções de Segurança e Estruturas de Comando e Controle.

A visita também prevê a participação dos brasileiros como observadores em uma partida de futebol (Inglaterra x Brasil), no estádio de Wembley, no dia 06 de fevereiro. O amistoso vai comemorar os 150 anos da Associação Inglesa de Futebol.

Alemanha

Essa é a segunda experiência internacional de técnicos da Defesa Civil do Amazonas na organização de grandes eventos esportivos. Em setembro do ano passado, um Congresso na Alemanha tratou sobre segurança não policial na Copa de 2014, enfatizando ações integradas para garantir a segurança física, moral e social durante os jogos e ainda sobre os desafios que os serviços de emergência, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros vão enfrentar a fim de garantir a segurança e a proteção civil da população no mega evento no Brasil.