Estação de Tratamento Móvel leva água tratada para comunidades ribeirinhas em Tefé

 

O sistema faz parte do programa Água Boa e atenderá 10 mil pessoas por dia

 

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Amazonas, entregou nesta quinta-feira (19/10) uma Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), do programa Água Boa, para atender comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). A entrega da estação faz parte da Operação Estiagem 2023.

 

Segundo o governador Wilson Lima, a estação tem o objetivo de reforçar o fornecimento de água potável em regiões que enfrentam as consequências da descida dos rios.

 

“Essa é uma balsa que vai ficar subindo e descendo nesse trecho do rio. E ela vai parar em alguns pontos para que a comunidade possa ir com sua rabetinha, levando seu garrafão e poder pegar água potável para consumir”, explicou Wilson Lima.

 

A estação tem capacidade para armazenar 10 mil litros de água, atendendo 10 mil pessoas diariamente. Ela foi instalada em uma balsa equipada para coletar água e realizar o tratamento.

 

Entre as comunidades beneficiadas com o programa Água Boa, está a de São Conrado, onde vivem 20 famílias. No local, os moradores já enfrentam dificuldades para conseguir acesso a água potável.

 

Devido à descida do rio Solimões, Edevaldo Seixas, 46, precisa atravessar o rio e caminhar mais 30 minutos para conseguir encher o garrafão de água.

 

“Agora tá muito difícil. Nós temos que ir na comunidade, lá em cima, ou então ir em Tefé pegar para trazer a água pra beber”, afirma.

 

Edevaldo diz, ainda, que a água da Estação de Tratamento vai facilitar a vida dos comunitários.

 

“Essa água é muito importante para nós, porque a água que nós temos aqui já não presta pro nosso consumo. Vai chegar em boa hora”, disse o morador.

 

Etam em Careiro da Várzea

O Governo do Amazonas também implantou uma Etam no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) para atender comunidades impactadas pela vazante.

 

A Estação de Tratamento de Água Móvel no município tem a capacidade de atender até 5 mil pessoas por dia com água potável. A estrutura está instalada em uma embarcação, atendendo diversas comunidades.