I Seminário de Cotas de Referência para alerta hidrológico

O objetivo do presente seminário foi apresentar o resultado parcial do trabalho em campo da definição de cotas de atenção, alerta emergência para a população e aos 09 (nove) municípios que participaram do trabalho, são eles: Coari, Beruri, Manacapuru, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Manaus, Anamã, Iranduba e Codajás.

O estabelecimento de níveis de referencia de risco de inundação é uma ferramenta que auxilia no controle e prevenção de inundações. Sendo a base para programas de redução de danos.

Com base nos mesmo pode-se iniciar a construção de estruturas que previnam danos, alertas atualizados e futuras áreas de terras sujeitas a inundações, bem como poderão auxiliar as autoridades nas tomadas de decisões a serem empregadas e desenvolvidas nas novas ideias sustentáveis para essas áreas.

É um instrumento de análise de risco muito eficiente, pois a partir do mesmo é possível elaborar medidas preventivas, planificar as situações de emergência e estabelecer ações conjuntas entre a comunidade e o poder público com o intuito de promover a defesa permanente contra os desastres naturais.

Estiveram presentes no evento como palestrantes e parceiros os seguintes órgãos:

Defesa Civil do Amazonas, Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Defesa Civil de Manaus e dos municípios envolvidos além de demais autoridades envolvidas no evento.