GEO-PICTURES – Tecnologia aplicada na prevenção de catástrofes naturais

Como parte das atividades da Semana Nacional e Estadual de Redução de Desastres, comemorada em outubro, o Governo do Estado, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realiza a partir da segunda-feira próxima (3/11) uma programação que contempla uma coletiva à imprensa, treinamentos e uma reunião com foco no Projeto de Monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES.

A Coletiva à Imprensa será realizada no dia 3 de outubro, próxima segunda-feira, às 10h, no prédio da Escola Superior de Tecnologia (EST). As informações a respeito do Projeto serão compartilhadas pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, e pelo Secretário Executivo do Subcomadec, Roberto Rocha, juntamente com outros integrantes do Projeto.

Treinamentos & Reunião

Os integrantes do Projeto de Monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES e convidados participam ainda, nos dias 2 e 3 de outubro, do treinamento associado ao Projeto, na Escola Superior de Tecnologia (EST). Neste momento, quatro equipes simulam situações práticas de aplicabilidade da ferramenta, possibilitando aos participantes testar as facilidades oferecidas pelo sistema no cenário amazônico, com atividades simultâneas em campo (nas proximidades da EST) e em uma sala de controle.

O treinamento será conduzido por instrutores do GEO-PICTURES de instituições integrantes do projeto (Johanniter-Unfall-Hilfe – Dinamarca e Disaster Management Advice & Training, DMAT Consulting e.U. Áustria) que vão repassar as técnicas de gestão de ações para minimizar impactos em catástrofes, utilizando informações inclusive de leitura de dados do projeto.

Participam deste treinamento, técnicos de diversas instituições do Amazonas, como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Polícia Militar do Amazonas, Petrobras, Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECTAM) e Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Amazonas.

Nos dias 4 e 5, serão realizadas reuniões de trabalho com a equipe na Reitoria da UEA.

Projeto GEO-PICTURES no Amazonas

Com objetivo desenvolver uma solução tecnológica para monitorar áreas de risco, o Projeto de Monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES possibilita transmitir, via satélite, imagens, vídeos, dados de localização geográfica e outras informações em tempo real e com alta qualidade. O foco principal deste projeto é a preservação de vidas humanas e a minimização dos efeitos dos desastres no meio ambiente.

“Os resultados do projeto, por meio de alta tecnologia, possibilitam tanto prevenir que eventos ambientais extremos atinjam a população quanto, caso ocorram, ações efetivas e rápidas sejam tomadas”, afirma o Secretário de C&T, Odenildo Sena, acrescentando que rapidez e informações confiáveis são imprescindíveis para minimizar os impactos após desastres naturais e para planejar ações preventivas. “Além das aplicações testadas, vamos testar as possibilidades de aplicação no Amazonas, com o desafio de monitorar áreas de risco susceptíveis, por exemplo, a fortes impactos durante os períodos de seca e enchente intensas”, afirma.

“O projeto que será implantado no Amazonas tem uma metodologia de pré-impacto, que atua na iminência do desastre, e pós-impacto, que permite acompanharmos a evolução do problema, para uma resposta mais rápida”, complementa o Secretário Executivo do Subcomadec, Roberto Rocha.

Sob a coordenação da Empresa Ansur Technologies AS da Noruega, o projeto de monitoramento de catástrofes GEO-PICTURES resulta da parceria internacional entre o Brasil e a Comunidade Europeia.

Instituições que compõe o Projeto GEO-PICTURES e convidadas:

AnsuR Technologies (Empresa Líder) – Noruega

Nações Unidas (UNOSAT-UNITAR) – Suíça