Governo do Amazonas inaugura coordenadoria regional da Defesa Civil do Alto Solimões

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil Am, inaugurou no dia 08 de março, as novas instalações da Coordenadoria Regional da Defesa Civil Alto Solimões para atender os sete municípios do Alto Solimões, Tabatinga, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença,  auxiliando e orientado com medidas preventivas o atendimento às comunidades que sofrem diretamente nos períodos de cheia dos rios.

O trabalho das coordenadorias é intensificar as vistorias, analisar e avaliar as ações, organizar e promover ajuda humanitária, articular toda uma ação que envolva transporte de peso, de logística, suporte, além de trabalhar na parte processual, importante para que o governo do estado homologue e o governo Federal reconheça a situação de emergência para atender aos municípios dentro da legalidade. Nesta ação de Defesa Civil foram distribuídos alguns equipamentos como: forno de fazer farinha, moto bombas, filtros de água, o bote para transporte das vitimas afetadas, minimizando os danos das comunidades que já sentem as consequências do período de cheia.

A melhoria na estrutura e o trabalho de coordenadoria com os voluntários demonstram resultados positivo no âmbito técnico, capacitando jovens que esperam por uma oportunidade, assim como no social, tirando os jovens da ociosidade. Segundo o Secretário Executivo de Ações de Defesa Civil, Cel Roberto Rocha, esse trabalho faz parte de uma das metas da Defesa Civil Am, que visa atuar em toda à extensão do estado, capacitando pessoas, minimizando danos e fortalecendo o dinamismo que a Defesa Civil necessita para cumprir seu papel. “Uma das maiores conquistas da Defesa Civil do Estado foi ampliar as estruturas para atender melhor a população do Alto Solimões, atender de forma on-line, dando oportunidade para as comunidades serem assistidas pelo Governo do Estado do Amazonas”.