Governo do Estado por meio da Defesa Civil do Amazonas Apresenta Projeto Prevenção e Preparação a Emergências de Incêndios Florestais.

A Região Amazônica, até então inexplorável, dentro do ponto de vista ocidental, começou a registrar dados históricos em relação ao aumento nas taxas de desflorestamento, que se origina pela atuação de técnicas primitivas desenvolvidas pela população local.

Nesta situação de desflorestamento, destaca-se a Região Sul do Estado do Amazonas que compreende 08 (oito) Municípios, que ainda utiliza-se de recursos ultrapassados para a sua expansão agrícola e habitacional, contribuindo desta forma para a desestabilização ambiental, causando desta maneira os impactos negativos provenientes de desastres naturais (aumento da temperatura, estiagem, unidade relativa do ar, incêndios florestais).

Em face de todos estes acontecimentos e por entender que não só a floresta, mas a fauna, a flora e as externalidades antropológicas são afetadas com o desflorestamento, principalmente por incêndios florestais. Assim, surgiu a intenção de se construir as Unidades de Proteção Comunitária e Ambiental – UPCA´s, dotadas de equipamentos de suporte técnico, logístico e de resposta a desastres ambientais.  Com a capacidade de atuar não só nos combate a incêndios florestais, mas na prevenção e proteção ao meio ambiente e comunidades rurais, as quais serão locadas em áreas específicas e definidas, geograficamente estratégicas, constituídas de um grupo multidisciplinar formada por Guardas Municipais, Brigadistas Voluntários, Agentes de Defesa Civis Estadual e Municipal, além de e Instituições convidadas (Polícia Militar, Ministério Público, Órgãos de Meio Ambiente, Polícia Federal, ONG’s e sociedade civil organizada).

As instalações das UPCA´s serão providas de módulos habitacionais desmontáveis (containers), com capacidade estrutural específica para abrigar guarnições de plantão e um funcionamento administrativo, além de atendimento ao público e à população afetada pelo desastre aqui destacado.

A opção deste tipo de instalação se deu em conta pela versatilidade e adaptação a áreas inóspitas, proporcionando um trem logístico de baixo custo e investimento de obras para a sua execução uma vez que a logística e o transporte em nossa região são complexos e encarecidos, em virtude da extensão, da geografia e hidrografia.

Estão previstos oito módulos de UPCA’s, as quais serão operacionalizadas durante os períodos de maior vulnerabilidade a incêndios florestais e nas áreas onde são registrados índices críticos e elevados de queimadas e focos de calor nos Municípios do Sul do Estado do Amazonas, que conforme dados históricos ocorrem durante a segunda quinzena de julho e primeira quinzena de novembro, estação com baixo índice pluviométrico. Os custos operacionais ficarão a cargo deste Subcomando.

Durante as fazes de normalidade os módulos ficarão sob guarda e manutenção de responsabilidade da sede da Coordenadoria Regional de Defesa e Proteção Civil do Sul do Amazonas – COREDEC/SUL, coordenadoria com vínculos legais e administrativo deste SUBCOMADEC-AM, conforme Lei 3.331, de 23/12/2008, que trata sob o Sistema Estadual de Defesa e Proteção Civil no Amazonas.