Governo do Estado promove terceira etapa de capacitação para coordenadorias municipais de Defesa Civil

Imersão em Proteção e Defesa Civil visa atuação ainda mais integrada entre o estado e municípios

Representantes das coordenadorias municipais de Defesa Civil do Amazonas participam da terceira etapa do curso de capacitação promovido pelo Governo do Estado, iniciada nesta-segunda-feira (30/05) com previsão de encerramento na sexta-feira (02/06), na sede da Defesa Civil, Avenida Urucará, 183, bairro Cachoeirinha, zona sul.

O objetivo do encontro é aprimorar conhecimentos junto aos representantes de cada município e realizar instrução relativa ao correto emprego da legislação para atuação ainda mais integrada e eficiente.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é responsável por auxiliar de forma rápida e eficiente os municípios, encurtando o prazo de resposta nos atendimentos aos desastres.

Atualmente, o Amazonas possui 62 coordenadorias municipais, uma em cada município amazonense, responsáveis pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil no âmbito de sua localidade, além das visitas técnicas em áreas de risco da região metropolitana de Manaus e comunidades ribeirinhas que são contempladas pelo Projeto Água Boa.

“A relevância desse treinamento, conduzido pela Defesa Civil estadual, é de suma importância a fim de estabelecermos uma abordagem sistemática em nossas localidades. Somos muito gratos por essa iniciativa que nos proporciona enriquecimento e atualização de informações”, disse Lindolfo Mendonça, coordenador do município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus).

Nas duas etapas anteriores, já foram capacitados representantes de 28 municípios, e agora participam os agentes das cidades de Atalaia do Norte, Careiro, Itamarati, Silves e Uarini. Ao longo do curso, os participantes receberão instruções sobre riscos geológicos e hidrológicos, problemas socioambientais, mudanças climáticas, os principais componentes da avaliação de danos e prejuízos em caso de desastres, e além disso, irão receber também, instruções quanto ao uso do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2iD).

Plano de contingência

O S2iD é uma plataforma digital na qual é possível elaborar planos de contingência, registrar desastres ocorridos no município, solicitar a homologação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, solicitar recursos, consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e buscar informações sobre ocorrências de desastres com base em dados oficiais.

“Por meio do treinamento, podemos possibilitar a educação e disseminação de informações relacionadas à Defesa Civil, ao mesmo tempo em que fomentamos a colaboração entre os agentes municipais da defesa civil. Durante essa intensa imersão, os tópicos centrais abordados incluíram o Sistema S2iD, as responsabilidades e ações da Defesa Civil, bem como a relevância da participação da sociedade na gestão de riscos e desastres”, afirmou a Tenente Jordana Gonzaga, chefe do Departamento de Ensino.