Medalha de Mérito condecora personalidades que contribuem com ações de defesa civil no Estado de Minas Gerais

O Secretario de Defesa Civil do Amazonas, Coronel Roberto Rocha, recebeu na manha desta terça-feira (22), a Medalha de Mérito da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais das mãos do vice-governador Alberto Pinto Coelho e do coordenador Estadual de Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luís Carlos Martins, no Palácio Tiradentes, que este ano agraciou 50 personalidades e instituições. A outorga faz parte dos eventos comemorativos do aniversário de 50 anos do Gabinete Militar do Governador.

Ao parabenizar os agraciados, o vice-governador ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Minas Gerais para prevenção e defesa da vida humana. “Cumprindo hoje uma agenda intensiva e sistêmica, abrangendo cada vez mais todo o território mineiro, com programas educativos, de prevenção, treinamento e cooperação, a Cedec conquistou posição de referência nacional no campo da proteção e da defesa civil. A Medalha do Mérito distingue cada um dos agraciados com a mesma nobreza que a inspira, ou seja, a do humanitarismo que se reconhece nas pessoas aqui homenageadas, em sua vocação de bem servir à comunidade em que atuam”, disse Alberto Pinto Coelho.

Para o coronel Luís Carlos Martins, a Medalha, criada em 1984, é uma forma de demonstrar gratidão àqueles que se empenham na realização das ações de defesa civil. “Esta comenda simboliza mais do que o reconhecimento e o incentivo às boas práticas e ações de solidariedade humana. Ela materializa um gesto de gratidão do governo aos homenageados desta manhã, que, de maneira consciente e voluntária, apoiam, valorizam e auxiliam a defesa civil a minimizar as consequências das calamidades. Hoje, estamos aqui em reconhecimento ao trabalho a favor de Minas Gerais”, enfatizou.

O coordenador Estadual de Defesa Civil ressaltou, ainda, o avanço dos trabalhos desempenhados pela Cedec e os desafios ainda existentes. “Entre as principais ferramentas disponíveis, aponta-se a consolidação do Sistema de Comando em Operações (SCO), que permitiu a padronização de ações em todo o Estado, a instalação do radar meteorológico em Mateus Leme pela Cemig, com o intuito de alertar sobre a ocorrência de fortes chuvas e formação de granizo, além da elaboração dos planos de contingência dos municípios para estabelecer medidas de prevenção a desastres. Apesar dos grandes avanços já alcançados, ainda há muito o que fazer. Embora seja visível o crescimento da cooperação social, é necessário aumentar a integração para alcançar resultados cada vez mais eficientes”, disse.

O orador oficial da cerimônia, prefeito de Barbacena e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Doorgal de Andrada, destacou que “a Defesa Civil de Minas Gerais faz um trabalho que merece a atenção e o aplauso de todos que admiram a boa ação, sobretudo no âmbito governamental, se solidarizando, se articulando através de uma ação planejada para minorar, prevenir e enfrentar as dificuldades enfrentadas por comunidades, pelos municípios e pelo nosso Estado”.

A Medalha
A Medalha de Mérito da Defesa Civil foi instituída em 4 de julho de 1984, por meio de decreto do governador Tancredo Neves, para homenagear os prestadores de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de
Defesa Civil.

Entre os agraciados, deste ano, estão o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o secretário-geral Gustavo Magalhães, o secretario Executivo de defesa Civil do Amazonas e Presidente do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, Coronel Roberto Rocha, a vice-presidente do Servas, Ana Maria Campos, a delegada Ana Cláudia Perry, além de profissionais da segurança pública do Estado, das Coordenadorias de Defesa Civil municipais e gestores públicos.

O Gabinete Militar do Governador foi criado oficialmente em 1963 e tem a finalidade de planejar, coordenar e executar as atividades de segurança do governador, vice-governador e seus familiares, bem como realizar as ações de Defesa Civil no Estado de Minas Gerais. A Defesa Civil reúne o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.