Técnicos da Defesa Civil Am realizam ações durante Festival de Parintins

Helicóptero é usado em análise de risco

Dez técnicos do Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec, 30 brigadistas de Defesa Civil da região do Baixo Amazonas e médicos da Aeronáutica, formaram a equipe técnica da Defesa Civil do Estado, que atuou de maneira preventiva e esteve pronta para qualquer desastre natural e tecnológico durante o Festival Folclórico de Parintins, no período de 24 a 26 de junho. “Devido ao grande volume de pessoas, o cenário em Parintins passa a ser todos os anos de vulnerabilidade e por isso vamos a partir de agora dar suporte aos eventos de anormalidade que podem ocorrer como desbarrancamento, acidentes aquáticos e aéreos”, afirmou o Secretário Executivo do Subcomadec Roberto Rocha.

Além da atuação terrestre de análise e avaliação de risco, que faz parte da política de redução de desastre do Governo do Estado, a Defesa Civil do Estado, em um trabalho pioneiro, dispôs de um helicóptero para atuar em diferentes frentes. Entre as ações emergenciais previstas, o socorro a acidentados, suporte a vítimas e evacuação em emergências, dando suporte também ao trabalho do Corpo de Bombeiros.

O uso de uma aeronave deste porte, com capacidade para 12 passageiros, foi possível por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado e a empresa HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda. “A companhia tem um programa de responsabilidade socioambiental e acreditou na nossa proposta de atuação neste evento de projeção internacional”, finalizou Rocha.

Defesa Civil Am simula resgate de vítimas com helicóptero em Parintins

A simulação, no primeiro dia de festival, foi coordenada pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec e teve início na Praça dos Bumbás. Nesse local foi realizada a triagem e remoção de cinco pessoas que estariam politraumatizadas, por homens do corpo de bombeiros, que também participaram da atividade.

Paralelamente, o helicóptero da Defesa Civil do Estado entrou em ação, sendo posicionado nas proximidades do Bumbódromo, na área do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município.

Com a chegada dos feridos, técnicos e brigadistas, que são voluntários capacitados pela Defesa Civil, deram suporte aos bombeiros no isolamento da área e evacuação da população nos arredores. O simulado encerrou com a decolagem do helicóptero transportando as vítimas, no qual médicos da Força Aérea Brasileira (FAB) prestaram atendimento pré-hospitalar. A aeronave foi equipada com equipamentos pré –hospitalares pela Secretaria de Estado da Saúde-SUSAM, que também forneceu medicamentos para ações reais de emergência.

“É um trabalho pioneiro que o Governo do Estado que está fazendo, com um suporte mais avançado e evacuação de pessoas em tempo real”, destacou o Secretário Executivo da Defesa Civil do Estado, Roberto Rocha, ao informar que o helicóptero tem “autonomia para ir direto a Manaus”.