Treze Municípios decretaram Situação de Emergência em 2011

Defesa Civil do Estado faz balanço da ajuda humanitária aos ribeirinhos

Os municípios do Alto Solimões (Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamim Constant), e da calha do Juruá (Carauari, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna e Itamarati), decretaram Situação de Emergência por conta da enchente em 2011.

Os municípios passaram por uma anomalia climática nos meses de abril e maio, conhecido como La Niña, que ocasionou chuvas intensas e consequente elevação do nível dos rios.

Na calha do Madeira (Nova Olinda do Norte e Apuí), a enchente ocasionou abalo na infraestrutura de estradas. No baixo Amazonas (Parintins) houve desbarrancamento e no Médio Amazonas, o município de Itacoatiara sofreu com inundações bruscas. Esses municípios também decretaram Situação de Emergência. Ao todo 17.548 famílias foram afetadas.

Além da ajuda humanitária, os ribeirinhos dos municípios de Eirunepé e Envira também receberam atendimento médico, fruto de uma parceria entre o Subcomadec e o VII Comando Aéreo Regional- VII COMAR. Remédios também foram distribuídos gratuitamente mediante a receita médica. O apoio foi da Secretaria de Estado da Saúde que doou sete kit’s de medicamentos para as ações de resposta ao desastre.