Defesa Civil emite boletins diários climatológicos para o Festival de Parintins

A Defesa Civil do Amazonas está atuando no 54º Festival Folclórico de Parintins com várias ações preventivas que incluem visitas técnicas nas áreas consideradas de risco, como a orla da cidade, abordagens e orientações aos visitantes.

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Estado realiza monitoramento diário e boletins de eventos extremos, em parceria com os órgãos oficiais de meteorologia, Sistema Nacional de Proteção da Amazônia (Sipam), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que subsidiam o centro de informações hidrológicas e climatológicas atualizadas por meio de ferramentas, como imagens de satélites e radar meteorológico.

Os sistemas climatológicos que ocorrem frequentemente no município de Parintins neste período do festival constituem-se de pancadas de chuvas em áreas isoladas associadas a ventos fortes.


O Centro de Monitoramento está funcionando no Centro Integrado de Operações de Segurança, onde a Defesa Civil do Amazonas tem acesso em tempo real de imagens da cidade ou em pontos estratégicos onde existem maior concentração de pessoas vulneráveis a esses eventos.