Secretário da Defesa Civil do Amazonas participa de encontro promovido pelo Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil

A reunião serviu para discutir ações e políticas públicas que promovam a evolução do Sistema de Proteção e Defesa Civil

O Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Máximo, esteve presente no primeiro encontro de 2024 organizado pelo Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de março, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e reuniu todos os secretários e coordenadores estaduais de Defesa Civil de todo o país.

Durante o evento, os secretários discutiram uma ampla gama de temas. Entre os assuntos debatidos estiveram o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, investimentos em obras e projetos de prevenção através de Fundos, a colaboração com o Banco Mundial para o financiamento de ações de gestão de risco e desastres, e a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas, como o Centro de Inteligência de Defesa Civil (CIDEC) e o sistema AlertaES do Espírito Santo, para integração e monitoramento eficaz de alertas.

O Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Máximo, destacou a importância desse tipo de intercâmbio para a melhoria das ações preventivas e de resposta em todo o país. “Enfrentar desastres naturais é uma tarefa complexa que exige cooperação e coordenação entre todas as esferas de governo. Este encontro é um passo significativo na direção certa, pois nos permite aprender uns com os outros e fortalecer nossa capacidade de resposta”, ressaltou o secretário.

Além disso, o gestor apontou as peculiaridades e desafios únicos enfrentados pela região amazônica, incluindo questões relacionadas à preservação ambiental, gestão sustentável dos recursos naturais e o impacto das mudanças climáticas na região.

Este primeiro encontro de 2024 no Espírito Santo é um marco no caminho para uma cooperação mais estreita entre as entidades de proteção e defesa civil em todo o país, estabelecendo um precedente positivo para os encontros futuros e as ações conjuntas no âmbito da defesa civil brasileira.