Defesa Civil do Amazonas recebe visita dos alunos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas durante curso de formação

A integração é fundamental para o fortalecimento das ações e proteção civil

Na tarde desta terça-feira (09/04), a Defesa Civil do Amazonas recebeu a visita dos alunos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do estado. A visita faz parte do curso de formação da nova turma de futuros bombeiros militares e proporcionou a troca de conhecimentos e experiências entre as duas instituições essenciais para a proteção da população.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e as atividades desempenhadas pela Defesa Civil do Estado, entendendo melhor o papel desempenhado pela instituição na preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação de desastres e emergências.

Além disso, foram realizadas palestras e demonstrações práticas, destacando técnicas de monitoramento e prevenção de desastres naturais e outros tópicos essenciais para a atuação eficaz no cotidiano dos agentes da Defesa Civil.

“É sempre uma grande satisfação receber os futuros colegas e bombeiros militares em nossa sede. Essa troca de experiências é fundamental para fortalecermos os laços entre as instituições e garantir uma atuação integrada e eficiente em situações de emergência”, destacou o tenente Charlis Barroso, chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas.

Por sua vez, o aluno em formação, Marco Fonseca, destacou a importância da integração para o aprimoramento das habilidades, conhecimentos e o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. “É muito importante esse contato direto entre os alunos e a estrutura de funcionamento da Defesa Civil, principalmente para entendermos como tudo funciona, cada projeto, cada departamento, pois futuramente seremos nós que estaremos à frente das ações de proteção e defesa civil.”, ressaltou o soldado.

A visita dos alunos em formação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas à sede da Defesa Civil reforça o compromisso mútuo das instituições em trabalhar pela segurança e bem-estar da população do estado.