Governo do Amazonas leva unidade do Projeto Água Boa para a Comunidade Samaúma no Careiro Castanho

Governador já instalou 11 unidades do Água Boa no município de Careiro Castanho

O governador Wilson Lima entregou nesta quarta-feira (10/04), mais uma unidade do Projeto Água Boa, a comunidade ribeirinha contemplada desta vez foi a Samaúma, que fica no município de Careiro Castanho (a 1.208 quilômetros de Manaus). Esta entrega representa um passo significativo em direção ao acesso universal à água potável, melhorando as condições de vida e saúde de 280 famílias locais.

O purificador de água é um dispositivo avançado, projetado para eliminar impurezas, bactérias e outros contaminantes da água, garantindo que os moradores tenham acesso a água limpa e segura para consumo diário. Idealizado e implementado na gestão do governador Wilson Lima, a partir de 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas da Defesa Civil e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Essa tecnologia representa um marco significativo no esforço contínuo do Governo do Amazonas para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde nas comunidades mais remotas do estado.

“É mais um purificador instalado. O Careiro Castanho já foi beneficiado com 11 purificadores desses. É uma política de governo criada pelo governador Wilson Lima, já em 2019, onde ele pediu que, nos momentos difíceis que os desastres ocasionam a nossa população, que a gente já pudesse inverter a ótica dos investimentos, e, ao mesmo tempo que a gente leva água mineral para suprir aquela demanda naquele momento crítico”, disse o titular da Defesa Civil, coronel Máximo.

 

Ao todo, já foram entregues, por meio da Defesa Civil do Estado, mais de 500 unidades do Projeto Água Boa, beneficiando assim mais de 160 mil pessoas, em 52 municípios do estado. Somente no Careiro Castanho, já foram entregues 11 purificadores de água, representando um esforço conjunto do Governo do Amazonas para garantir o acesso a água limpa e segura para mais de 5 mil ribeirinhos.

“A instalação desses purificadores não apenas proporciona um suprimento contínuo de água potável, mas também reduz significativamente os riscos à saúde associados ao consumo de água contaminada.”, ressaltou o governador.

O impacto desses purificadores nas comunidades do Careiro é imensurável, beneficiando mais de 1.250 famílias diretamente. Cada um dos purificadores instalados é uma fonte confiável de água potável, ajudando a mitigar problemas de saúde relacionados à água e promovendo um ambiente mais saudável para toda a comunidade.

“É muito bom para nós, principalmente quando o rio seca porque a gente precisa da água. A gente tem só o poço, mas às vezes ainda fica sujo, a água sobe com areia e a água fica igual lama, aí vai melhorar muito para nós”, afirmou a dona de casa Jaqueline de Araújo silva, 28, moradora da comunidade Samaúma.

Ajuda Humanitária

No período da maior estiagem da história do Amazonas, o Governo do Amazonas enviou, mais de 33 toneladas de alimentos para o município de Careiro Castanho, em resposta à situação de emergência decretada devido

Em 2023, os 62 municípios foram contemplados com ajuda humanitária estadual durante a Operação Estiagem. Nesse período, o Governo Estadual, por meio da Defesa Civil do Amazonas, entregou 95.855 cestas básicas, o que equivalente a 1.802 toneladas de alimentos não perecíveis que foram destinados aos ribeirinhos dos lugares mais longínquos do estado.

A Defesa Civil distribuiu, ainda, 83.340 litros de água mineral e instalou 53 purificadores de água e quinze Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam’s) nos municípios de Careiro da Várzea, Uarini, Tefé, Parintins, Japurá, Fonte Boa e Manaquiri. As estruturas foram instaladas em uma embarcação e têm a capacidade de atender até 5 mil pessoas por dia, com água potável.