Defesa Civil do Amazonas compartilha experiências da estiagem histórica com Rondônia

O encontro estabeleceu a troca de informações e parceria entre as instituições

Em reunião nesta quinta-feira (11/04), a Defesa Civil do Estado do Amazonas relatou suas experiências e ações realizadas durante a estiagem histórica de 2023 para seus colegas da Defesa Civil de Rondônia. O encontro, realizado de forma virtual, foi uma cooperação interinstitucional entre estados frente aos desafios impostos por desastres naturais.

A estiagem de 2023 foi a mais severa já registrada na região amazônica, impactando significativamente não apenas o meio ambiente, mas também a vida cotidiana das comunidades locais. As consequências foram diversas, desde a escassez de água até os incêndios florestais devastadores.

Além de discutir as estratégias de curto prazo para lidar com a estiagem e outros eventos climáticos extremos, o encontro também abordou questões de longo prazo relacionadas à adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na região.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Nivaldo, destacou a importância da troca de conhecimentos e colaboração entre estados para fortalecer a resiliência das comunidades diante de eventos climáticos extremos.

“Estamos muito gratos pela oportunidade de aprender com a experiência do Estado do Amazonas, essa conversa foi um passo importante para fortalecer nossa capacidade de resposta a desastres naturais e proteger as comunidades de Rondônia.”, salientou o comandante.

“O compartilhamento dessas experiências foi uma oportunidade para a Defesa Civil de Rondônia aprender com os desafios enfrentados pelos nossos colegas do Amazonas e adaptar nossas próprias estratégias de resposta a desastres naturais.”, ressaltou.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, a reunião entre a Defesa Civil do Amazonas e Rondônia é um exemplo de como a cooperação e o compartilhamento de experiências podem fortalecer a resiliência das comunidades frente aos desafios do clima.

“À medida que os efeitos das mudanças climáticas continuam a se manifestar de maneira cada vez mais evidente, a colaboração entre os órgãos de defesa civil se torna não apenas vantajosa, mas essencial.”, destacou o secretário.

Ao fim da reunião, ambos os estados concordaram em continuar colaborando e compartilhando informações para desenvolver soluções sustentáveis que possam proteger suas populações e ecossistemas.