Defesa Civil do Amazonas entrega embarcação rápida para o município de Novo Airão

A Defesa Civil do Amazonas, por meio do Governo do Amazonas, entregou na última sexta-feira (19/04), uma lancha à Prefeitura de Novo Airão. A solenidade contou com a presença governador Wilson Lima, o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Francisco Máximo e demais autoridades. As Defesas Civis têm um papel crucial na coordenação das ações de enfrentamento a desastres naturais, acidentes e outras situações emergenciais. A lancha é equipada com tecnologia de ponta e atende a padrões rigorosos de segurança, tornando-se uma ferramenta fundamental para enfrentar eventuais situações de risco e calamidades naturais.

As embarcações tem capacidade máxima de 15 pessoas, sendo 15 coletes e com capacidade de carga para até 1.200 quilos. Elas serão utilizadas tanto para a locomoção de ações do órgão, incluindo as emergências, como também servirá de apoio para a instalação de purificadores de água. Além do município de Novo Airão, foram contemplados também os municípios de Beruri, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Envira, Guajará, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Maués, Pauini, Tapauá, Uarini e Urucurituba já foram contemplados com essas embarcações, totalizando 16 municípios.

O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, destaca a importância dessa parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “O principal objetivo dessa iniciativa é proteger a população em situações de risco. A lancha atua como um meio ágil de transporte e suporte em áreas de difícil acesso ou durante enchentes, deslizamentos de terra e outras situações que requerem intervenções imediatas. Com o reforço da capacidade de resposta da Defesa Civil de Novo Airão, a comunidade local ganha mais segurança e confiança nas ações de proteção e assistência”, destacou.