Defesa Civil Am faz balanço de ações na ALEAM e anuncia Alerta de Preparação e Enfrentamento a Emergência por Inundações

Por mais de uma hora, em Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas  (ALEAM), o Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), Roberto Rocha , expôs a situação atual dos dez municípios em emergência nas calhas do Juruá e Purus (Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Carauari, Juruá, Boca do Acre, Pauini e Lábrea) e a atuação do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, em ações de ajuda humanitária a mais de 22 mil famílias afetadas, já desenvolvidas em todos os municípios que estão em anormalidade, como a distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza, dormitório e medicamentos e ainda filtros microbiológicos e hipoclorito de sódio.

Durante a Cessão de Tempo proposta pelo Deputado Tony Medeiros (PSL), o titular da pasta anunciou que órgão esta preparando para a próxima semana um “Alerta de Preparação e Enfrentamento a Emergência por Inundações”. “Nesse evento vamos apresentar um relatório preventivo das regiões que devem ser afetadas pela enchente nos próximos meses e como será a atuação do Estado e dos municípios”, enfatizou.

Roberto Rocha disse ainda que diante do diagnóstico climatológico de órgãos parceiros, o histórico de desastres nos municípios e monitoramento diário do nível dos rios realizado pelo Subcomadec, o Estado está preparado hoje para atender uma anomalia climática semelhante à maior enchente do Rio Negro, registrada em 2009. “Nos preparamos para atender pelo menos 50 municípios, caso seja necessário.”

Cartão Amazonas Solidário

Por iniciativa do Governador Omar Aziz, o Governo, coordenado pela Defesa Civil Am, vai beneficiar neste primeiro momento, com ajuda financeira no valor de R$ 400, 11.580 famílias da calha do Juruá , por meio de um cartão magnético ou cheque. “No interior a dificuldade de documentação ainda é grande. Aquelas pessoas tem CPF receberão o cartão e as demais, o valor em cheque”, garantiu Roberto Rocha.

O Secretário informou também que o órgão está concluindo o cadastro nominal das famílias. “Dentro de vinte dias as famílias já devem estar recebendo o benefício”, disse.

Plenário

Ao expor a atuação do Estado na minimização do desastre natural nos municípios afetados pela enchente, o Secretário Roberto Rocha foi elogiado por todos os deputados em plenário. Tony Medeiros reafirmou a integração do órgão com as defesas civis dos municípios. Segundo ele, a situação é preocupante porque todos os rios estão acima da média.  “Na cheia de 2009, que superou a enchente de 1953, os rios pegaram o Amazonas numa das piores secas. Este ano o rio está a 26 centímetros acima da média de 2009”, disse ele.
Entre os apartes, deputados como Adjuto Afonso (PP), Sinésio Campos (PT), Chico Preto (PSD), Marcelo Ramos (PSB), Luiz Castro (PSD), Belarmino Lins (PMDB),José Ricardo (PT) e Sidney Leite (DEM), manifestaram também a preocupação com a situação do nível dos rios no interior do Estado e na capital.