Governo do Amazonas reúne com MPI para fortalecer ajuda humanitária às comunidades indígenas afetadas pela estiagem

A reunião aconteceu nesta terça-feira (24/10), na sede da Defesa Civil do Amazonas

Com a finalidade de reforçar as ações de enfrentamento à estiagem em comunidades indígenas, o Governo do Amazonas por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI) reuniu, nesta terça-feira (24/10), com o Ministérios dos Povos Indígenas (MPI) para fortalecer as ações de assistência humanitária voltadas às comunidades tradicionais do Estado.
Durante a reunião estiveram presente, a secretária de articulação e promoção dos direitos indígenas do MPI, Joziléia Kaingang; o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão juntamente com o diretor-técnico, Joabe Lenoam; Coronel Clóvis Araújo, secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
“Nós continuamos realizando o mapeamento geográfico das comunidades mais necessitadas para levar recursos essenciais em meio à escassez de água e alimentos, por isso é muito importante esse apoio do Governo Federal para que possamos levar ajuda humanitária aos povos mais afetados e não os deixar sem assistência”, disse o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, durante a reunião.
Na reunião, os representantes dos órgãos discutiram ações de logística para definir novas remessas de cestas básicas e intensificar atividades de vigilância para o tratamento da água para consumo humano nas comunidades mais emergentes.
“Estamos cientes dos desafios que a estiagem severa tem trazido para as comunidades indígenas do Amazonas. Por isso, buscamos alinhar um plano de ação em conjunto com o Ministério dos Povos Indígenas para garantir que essas comunidades tenham o suporte necessário durante esse período difícil. Estamos comprometidos em trabalhar de forma colaborativa para garantir o acesso a alimentos, água e outros recursos essenciais, protegendo e preservando a saúde e o bem-estar das comunidades indígenas do Estado”, disse o Secretário Adjunto da Defesa Civil do Amazonas, Clóvis Araújo.
Grupo de trabalho- GT
A FEI integra um grupo de trabalho composto por órgãos e institutos indígenas para enfrentar a estiagem que afeta a população indígena no Amazonas.
Fazem parte do Grupo de Trabalho (GT), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), o Distrito Sanitário Especial Indígena Manaus (Dsei Manaus) e Rio Negro (Dsei Rio Negro), a Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam) e outros.

A secretária do MPI, Joziléia Kaingang comentou sobre o Grupo de Trabalho durante a reunião.
“ O Amazonas é um dos estados mais afetado pela estiagem deste ano com a seca dos rios. Logo, o MPI vem dialogando com as entidades municipais, estaduais e federais para solucionar e identificar os principais problemas que os indígenas estão enfrentando”, comentou Joziléia.
Além disso, a FEI já atendeu com a ajuda humanitária de cestas básicas e água mineral, as comunidades indígenas de Patauá, Cuia, São Félix, Iguapenú e Murutinga, no município de Autazes (a 113 quilômetros da capital), a comunidade Camará, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a aldeia Boa Sorte, em Beruri (a 73 km de Manaus), e as aldeias Eware e São José, em Anamã (distante 165 km de Manaus).