Municípios do Alto Juruá estão em Situação de Emergência

Defesa Civil Am agiliza processo burocrático junto aos Governos Estadual e Federal

Os municípios de Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Carauari e Juruá estão em Situação de Anormalidade (Emergência) por conta do aumento das precipitações pluviométricas (chuvas intensas), que ocasionaram erosões fluviais, desbarrancamento, e inundações bruscas e graduais. A anormalidade foi constada nos sete municípios por técnicos do Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec, em visita a todas as localidades do Alto Juruá. “Com o diagnóstico feito, os levantamentos e registros da situação foram encaminhamos ao Governo Federal (Defesa Civil Nacional) para que o suporte e apoio técnico sejam alocados no Amazonas com mais agilidade”, afirmou o Secretário do Subcomadec, Roberto Rocha.

Em toda a região 5.200 famílias já foram afetadas pelos fenômenos naturais.

Estes municípios, segundo atestou o Centro de Monitoramento Ambiental do Subcomadec, em parceria com órgãos de meteorologia como o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), vem passando por anomalia climática conhecida como La Niña – que corresponde ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico e ainda, sofrendo a influência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul-ZACA, o que ocasionou a alteração do comportamento climático e hidrológico e consequente antecipação do período de chuvas na região do Juruá, previsto para o final de janeiro e meses seguintes.

A Defesa Civil do Amazonas já montou um Plano de Trabalho que inclui ações de assistência, socorro e reabilitação aos municípios afetados.

Todas as calhas dos rios do Estado são monitoradas diariamente pelo Subcomadec. A região do Alto Solimões está em Situação de Atenção devido às chuvas intensas, em função da elevação do rio Javari (Atalaia do Norte e Benjamin Constant) e ainda devido ao rio Solimões está acima do nível normal para o período. As demais calhas apresentam elevação gradual, dentro da normalidade.

CENAD

Nesta quarta-feira, 25, no período da tarde, técnicos da Defesa Civil do Amazonas e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), que faz parte da Defesa Civil Nacional, estarão reunidos, por meio de videoconferência, para debater e traçar um diagnóstico da situação nas regiões do Juruá e Solimões.