Técnicos da Defesa Civil do Amazonas compõem equipe de socorro e gerenciamento de desastres nos estados afetados pela enchente no sul e sudeste do país

Dois técnicos do Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, que fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), foram convocados pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil- SEDEC, para apoiar as ações de gerenciamento de desastres em Brasília, com foco nas regiões sul e sudeste do país, que sofrem com problemas ocasionados por enchentes, como por exemplo, Minas Gerais, que já decretou Situação de Emergência em 41 cidades por conta das fortes chuvas. “Nós estamos fazendo essa convocação para que o atendimento prestado seja mais qualificado”, informou Ivan Ramos, Secretário Nacional de Defesa Civil Substituto.

Os Sargentos André Santos de Souza e Davi Macena da Silva embarcaram na manhã desta sexta-feira, 30, para Brasília e vão ficar a disposição do país até o dia 13 de janeiro de 2012. “Nossos técnicos tem amplo conhecimento em situações de emergência, pois o norte do país é uma região característica de fenômenos naturais extremos.” explicou Roberto Rocha, Secretário Executivo do Subcomadec. O órgão exemplificou o Secretário, já atuou ativamente em fenômenos históricos, como a enchente de 2009 e a estiagem de 2010, que afetou quase 160 mil famílias.

Em junho deste ano, os técnicos atuaram ainda nas ações de socorro as vítimas e definição de estratégias, por conta do Estado de Calamidade Pública em Roraima. Na época o Amazonas também contribui com ajuda humanitária aos afetados pela enchente naquela região. “Em 2011 esses dois técnicos foram capacitados pelo GADE para atuação nacional e estão aptos a contribuir” enfatizou Rocha.

Sobre o GADE

Formado por profissionais de Defesa Civil de diversas regiões do país, o Grupo de Apoio a Desastres (GADE) atua na coordenação das ações emergenciais, fazendo a mobilização entre os órgãos federais. As ações do grupo, que é mobilizável a qualquer tempo, visam à redução dos danos causados pelo desastre, com foco na saúde, segurança e assistência social da população afetada.
Todos os integrantes são cadastrados no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e foram selecionados por avaliação curricular, qualificação técnico-profissional e habilidades de liderança e gerenciamento de desastres.
O GADE já atuou de forma expressiva nos desastres decorrentes das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro no início do ano e na enchente de Roraima, em junho.