Defesa Civil Estadual recebe visita de alunos do Programa Educacional Bombeiro Mirim – Proebom

Educação e prevenção são ações eficazes no processo de proteção e defesa civil

A Defesa Civil Estadual recebeu, nesta quarta-feira (10/04), a visita de um grupo de alunos do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). A iniciativa proporcionou a oportunidade dos jovens aprenderem sobre segurança, prevenção de desastres e o importante papel desempenhado pela Defesa Civil nos serviços de emergência nas comunidades.

O Programa Educacional Bombeiro Mirim é reconhecido por seu compromisso em educar e capacitar crianças e adolescentes em questões relacionadas à segurança e primeiros socorros. Ao longo do programa, os participantes têm a oportunidade de aprender valiosas habilidades práticas, além de desenvolverem uma consciência cívica sobre a importância da prevenção de acidentes e desastres.

Durante a visita à Defesa Civil Estadual, os alunos foram recebidos pelos agentes que integram o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), que compartilharam conhecimentos sobre as diferentes áreas de atuação da Defesa Civil, destacando técnicas de monitoramento e prevenção de desastres naturais e outros tópicos essenciais para a atuação eficaz no cotidiano dos agentes da Defesa Civil.

“Destacamos a importância das ações executadas pela Defesa Civil, a participação das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Bombeiro Mirim só fez enriquecer o conhecimento de todos, tendo em vista que muitos deles moram próximos de áreas de risco e poderão replicar e colocar em prática tudo aquilo que aprenderam.”, ressaltou a tenente Alceniza Paz, bombeira e professora do programa.

“É sempre uma grande satisfação receber esses alunos em nossa instituição. É muito importante que desde cedo, esses alunos já aprendam a identificar as possíveis áreas de risco e a maneira correta de como agir nos momentos mais críticos.”, destacou o tenente Charlis Barroso, chefe do Cemoa.

Por fim, a aluna Bruna Sodré, destacou a importância dessa interação, uma vez que a experiência proporcionou que os alunos aprendessem como funciona o papel desempenhado pelo órgão. “Foi importante conhecer o trabalho realizado pela Defesa Civil e poder aprender várias coisas e tirar algumas dúvidas sobre o clima e os desastres que ocorrem em nosso estado.”, afirmou a estudante.